A Prefeitura de Passos, através do Departamento de Limpeza Urbana, da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos (SOHSU), está fazendo uma campanha junto aos moradores e comerciantes visando à conscientização sobre a coleta do lixo. Na área central da cidade, os comerciantes e moradores de condomínios receberam circular com orientações, nos bairros, a concessionária do serviço em Passos, Seleta, distribuiu panfletos com dias e horários da passagem do caminhão de coleta.
Segundo a secretária de Obras, Sônia Maria de Oliveira, muitos moradores e comerciantes colocam o lixo em horários inadequados – alguns, várias horas antes da passagem do caminho, outros, quando o caminhão já passou -, gerando sujeira nas calçadas, ruas e praças.
“No centro da cidade, distribuímos uma circular no comércio, escritórios, consultórios, orientando os responsáveis para colocarem o lixo no encerramento das atividades, porque no centro a coleta é noturna. Os que não seguem a orientação são visitados por nossos fiscais”, disse a secretária.
A engenheira sanitária do Departamento de Limpeza Urbana, Andyara Machado Mendes Miranda, disse que a exposição do lixo por várias horas e até dias é ruim também para os estabelecimentos, porque animais e mendigos podem rasgar as sacolas e sacos, causando também desconforto visual e mau cheiro.
Em alguns logradouros da cidade, a situação do acúmulo de lixo por causa do mau costume das pessoas era tão grave, que obrigou a Secretaria de Obras solicitar da Seleta a retirada dos contêineres e colocar um fiscal no local para falar diretamente com as pessoas no momento em que elas iam depositar o lixo.
“As pessoas têm que conviver com o lixo que elas estão gerando, guardá-lo em casa até a hora do caminhão passar. Restos de carnes devem ser acondicionados em saquinhos e reservados no congelador, e só devem ser colocados no lixo próximo da hora do caminhão passar”, disse Sônia de Oliveira.
A coleta de lixo em Passos é feita em toda a cidade, com dias e horários determinados há vários anos. No centro, por causa do grande movimento de pedestres e veículos, o serviço é realizado à noite. Nos bairros, ocorre em dias alternados, três vezes por semana.
O encarregado operacional da Seleta, Diego Soares Rodrigues da Silva, conta que uma primeira panfletagem foi feita nos bairros e outra irá ocorrer nos próximos dias. Segundo ele, a campanha começa a sensibilizar as pessoas e várias já estão telefonando (3522-2054) para a empresa para esclarecer dúvidas.