11 MAR 2016
UPA de Passos comemora Dia Internacional da Mulher

A direção e funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pronto Socorro Municipal de Passos comemoraram o Dia Internacional da Mulher, ocorrido em 8 de março. Segundo a diretora administrativa da unidade, Aurora Maria César, o evento teve a finalidade de homenagear as funcionárias, que são maioria na UPA. Antes da comemoração, foi inaugurada a base descentralizada da Polícia Militar, instalada pela Prefeitura e o 12º Batalhão da PM entre a UPA e o Ambulatório do CSU (Centro Social Urbano), na Rua Guaporé (Bairro Santa Luzia).

Os dois eventos tiveram também as presenças do prefeito Ataíde Vilela, do chefe de Gabinete, Reginaldo Santana, e das secretárias municipais Angelita Dias Borges Orsolini (Saúde) e Pilar Aparecida Lemos Faria (Educação, Cultura, Esporte e Lazer). A delegada Ariane Lira Alcântara Pimenta (Delegacia de Mulheres), o tenente Luiz Fernando Belém (da 77ª Cia) e a Banda de Música do 12º Batalhão da PM, regida pelo tenente Antônio Marcos do Nascimento, também participaram das solenidades.

Segundo Aurora César, comemorar o Dia Internacional da Mulher foi uma maneira de prestigiar as funcionárias pelo bom atendimento que prestam às cerca de 400 pessoas que procuram a UPA diariamente. “Independente de ser o Dia da Mulher, foi uma confraternização de motivação para todos os funcionários. Antes, falava-se muito negativamente da UPA, mas hoje até segmentos políticos divergentes elogiam a UPA”, disse.  “A UPA não deixa a desejar para hospital algum da região, em relação à estrutura e aos funcionários”, afirmou.

A base descentralizada da PM é uma das oito que a Prefeitura, em parceria com o 12º Batalhão, estão instalando na cidade para dar suporte ao policiamento. Essas bases são frutos do grupo de segurança pública – o GGIM (Grupo de Gestão Integrada Municipal) – que tem entre seus integrantes o prefeito Ataíde Vilela, o comandante do batalhão, tenente-coronel Tostes, o delegado regional de Polícia Civil, Paulo Queiroz, secretários municipais, e representantes de outras instituições.

Na base, a Polícia Militar atende toda a demanda de segurança da região do Bairro Santa Luzia e ainda ajuda na prevenção de crimes. “A Prefeitura montou toda a estrutura para funcionamento da base, inclusive com computador e internet”, explica Aurora César.