04 MAR 2016
Dia D contra o Aedes reúne 21 mil pessoas em Passos

A Prefeitura de Passos realizou nesta sexta-feira (4) uma grande mobilização municipal para conscientizar a população a combater o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika - o “Dia D contra o Aedes”. A ação teve a participação de escolas, empresas e instituições como a Polícia Militar, Justiça, Asilo São Vicente de Paulo, Santa Casa, Uemg, Ifsuldeminas e outras. Cada entidade realizou sua própria manifestação na localidade em que funciona.

Uma das principais ações foi desenvolvida por servidores municipais, que desceram pelas ruas do centro da cidade vestidos com a camiseta do “Dia D” distribuindo panfletos educativos, com dicas sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito.

De acordo com o chefe de Gabinete Reginaldo Santana, o objetivo da administração municipal é realizar uma vez por semana mobilizações semelhantes para manter a cidade livre das doenças transmitidas pelo Aedes. “Nós estamos diversificando as ações. Começamos com a panfletagem e na próxima semana vamos recolher materiais nas casas”, informou.

O diretor do Departamento de Saúde Coletiva, Gabriel Patrick de Jesus Abreu, estima que cerca de 21 mil pessoas participaram da mobilização nesta sexta-feira. “Passos virou referência no combate à dengue. Nós vamos produzir uma cartilha, a pedido da Ameg, que será distribuída aos municípios que fazem parte da microrregional. Essa cartilha vai conter as ações que estão sendo desenvolvidas em Passos para combater a proliferação do mosquito”, disse.

O Dia D contra o Aedes é uma das diversas medidas estratégicas que a Prefeitura criou no início do ano para manter Passos afastada do risco de epidemia de dengue e também da chikungunya e zika, que causam mortes e graves sequelas, como a microcefalia de bebês, no caso do Zika vírus. O resultado do trabalho é que pouco mais de 100 suspeitas de dengue foram notificadas neste ano; nenhuma foi confirmada até esta semana.