04 MAR 2016
Semas leva Sábado Social ao Novo Horizonte

Através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro Novo Horizonte, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou um Sábado Social na localidade. O evento foi promovido em 27 de fevereiro, das 8 às 11h, no Cras, à Rua Jangada. Vários parceiros colaboraram para o Sábado Social do Novo Horizonte, que recebeu diversos serviços sociais, jurídicos, de saúde, esportivos e recreativos.

De acordo com a Semas, o Sábado Social é um evento que tem por objetivo reunir e mobilizar toda a comunidade, através do trabalho em rede, para a oferta de serviços em geral, atendimentos de saúde, alimentação e brincadeiras à população carente, para fortalecimento dos vínculos comunitários.

São parceiros do Sábado Social: Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da Estratégia em Saúde da Família (ESF), Vigilância Ambiental e Centro Odontológico; o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e um instituto de beleza. O evento teve também a apresentação do grupo de capoeira do professor Maciel e de artesanato do “Grupo de Mulheres” do Cras Novo Horizonte.

Os serviços oferecidos foram: divulgação dos serviços do Cras e orientação social, pela equipe do Cras Novo Horizonte; aferição de pressão e testes de glicemia (ESF); orientação sobre alimentação saudável (Nasf); conscientização da limpeza das casas e terrenos para evitar a “dengue, zika e chikungunya” e exposição de animais pela Vigilância Ambiental.

O Sábado Social ofereceu também atendimento jurídico; orientação sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente (Conselho Tutelar); aplicação de flúor e distribuição de escovas de dente (Centro Odontológico); pintura de rosto para as crianças; apresentação de artesanato; apresentação de capoeira; cortes de cabelo masculino e feminino e “esmaltação” de unha gratuitos; e distribuição de picolés e pipoca.