03 MAR 2016
“Dia D” de combate a dengue acontece nesta sexta-feira

Acontece nesta sexta-feira (4) o “Dia D” de combate ao mosquito Aedes aegypti na cidade de Passos, uma promoção da Prefeitura para reforçar a conscientização dos moradores para a importância de se eliminar o inseto. A ação vai reunir alunos e profissionais das escolas estaduais e municipais, das instituições de ensino superior, da área da saúde, servidores públicos do executivo e legislativo passense, das polícias Militar e Civil, dentre outros.

Estima-se que ao todo mais de 25 mil pessoas participarão do evento, que tem o intuito de educar e orientar os moradores em relação à eliminação dos recipientes que possam acumular água e se tornarem criadouros do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e Zika vírus. O início do “Dia D” será às 9h em vários locais da cidade, como escolas, fórum de justiça e outros.

Os alunos acompanharão as visitas dos agentes nas residências, distribuindo panfletos educativos, com a campanha do Governo Estadual dos “10 Minutos Contra a Dengue”. Em alguns locais a fanfarra escolar vai acompanhar o trajeto. Os servidores públicos municipais estarão com uma camiseta alusiva ao dia e ao combate ao Aedes.

“Essa ação vai reunir as escolas municipais e estaduais, a UEMG, o Ifsuldeminas, a Santa Casa de Misericórdia, a polícia, o asilo, o fórum, os estudantes da nossa cidade. É importante estarmos todos juntos no combate a esse mosquito. Precisamos do apoio de toda população. Esperamos que os moradores abracem a ideia e abram suas portas para que nossos agentes possam recepcionar bem nossos profissionais”, disse Gabriel Patrick de Jesus Abreu, novo diretor de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde de Passos.

Dois dias depois, em 6 de março (domingo), na Corrida de Rua do hipermercado ABC, outra manifestação de conscientização contra a dengue será realizada no percurso do evento. O ponto de partida da competição será na Praça do Rosário, em frente ao Departamento de Esporte e Lazer.

Com o “Dia D”, a Prefeitura, através da Saúde Coletiva coloca em prática mais uma medida contra a dengue, a chikungunya e a zika em Passos. Esse trabalho estratégico tem sido importante para afastar a cidade de uma epidemia dessas doenças.

Nos dois primeiros meses do ano, Passos registrou pouco mais de 100 notificações de suspeitas de dengue, mas nenhuma foi confirmada em exames de laboratório. Esse número é menos da metade das notificações de apenas um mês (janeiro) em 2015, quando a Prefeitura intensificou as ações e conseguiu evitar uma epidemia na cidade.