22 FEV 2016
Estudantes participam de blitz educativa sobre a dengue

Alunos da sexta série do Colégio Tiradentes participaram de uma blitz educativa sobre a dengue, chikungunya e zika. A ação foi realizada sábado passado (20), pela manhã, na Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, junto com agentes e supervisores do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) e policiais militares. Eles entregaram panfletos com orientações sobre o combate e a prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças. Ao mesmo tempo, outra blitz de conscientização contra a dengue acontecia na Avenida Juca Stockler.

A blitz educativa é uma das diversas ações do Departamento de Saúde Coletiva, da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Passos, para manter a cidade afastada de uma possível epidemia das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, principalmente para evitar a contaminação pelo Zika vírus.

De 1º de janeiro a 16 de fevereiro, a cidade registrou 102 casos suspeitos de dengue, o que representa menos da metade notificada em 2015 somente no mês de janeiro. Apesar desse número relativamente baixo, as autoridades municipais de Saúde Coletiva afirmam que a cidade não está tranquila e que deve reduzir ainda mais o índice de infestações do mosquito.

Nesta terça-feira, a equipe da Saúde Coletiva e funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Passos irão percorrer as ruas do entorno do hospital para conscientizar os moradores quanto aos perigos dos vírus transmitidos pelo mosquito, com a microcefalia e a dengue, que podem matar. Essa ação com o pessoal da Santa Casa irá começar às 8h. Para chamar mais a atenção, dois funcionários vão se fantasiar de mosquito da dengue.

Segundo o diretor de Saúde Coletiva, Michael Silveira Reis, e a referência técnica em mobilização e comunicação social do órgão, Gabriel Patrick de Jesus Abreu, essas ações educativas começaram na sexta-feira, no Colégio Tiradentes. Após participarem de uma palestra sobre as doenças transmissíveis pelo Aedes, os alunos saíram às ruas do entorno da escola e bateram de porta em porta para entregar panfletos e pedir a colaboração dos moradores para o combate e a prevenção aos focos do mosquito.

No dia seguinte, os estudantes participaram da bliz educativa. “Eles estão bem sensibilizados porque (a prevenção ao mosquito da dengue) é o assunto do momento. Então, é muito importante os alunos replicarem as orientações para os pais, parentes, amigos e vizinhos”, disse Michael Reis.

O trabalho nas escolas prossegue na quinta-feira, nas escolas estaduais Professora Júlia Kubitscheck e Lourenço de Andrade e, sexta-feira, na Neca Quirino e Ifsuldeminas. No ifsuldeminas, os agentes fizeram uma primeira visita na sexta-feira, no turno da manhã, quando apresentaram em slides os criadouros do mosquito e falaram das medidas preventivas. A próxima visita será para os alunos dos demais turnos.

As ações educativas fazem parte do planejamento da Saúde Coletiva, através do NCZ e da Vigilância Ambiental, para evitar uma contaminação em massa da população pelos vírus causadores da dengue e das febres chikungunya e zika. Esse trabalho conta com a parceria da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) desde o ano passado, que vem mobilizando as escolas e seus alunos para o combate ao mosquito.

Outras ações são os mutirões de inspeção e limpeza, plantão da dengue e, na semana passada, o levantamento aéreo de possíveis focos do Aedes. As imagens mostram caixas d’água destampadas, piscinas e depósitos de sucatas clandestinos e reservatórios inadequados de água. Segundo Michael Reis, o NCZ já iniciou as intervenções nesses locais, começando pelos bairros Bela Vista, Casarão e região do Cemitério Municipal. “Infelizmente, ainda temos um número muito grande de piscinas, tonéis, tambores e latas de tinta vazias em construções propícios para o mosquito da dengue”, alerta o diretor.