A equipe de mobilização e comunicação social da Secretaria Municipal de Saúde realizou ações educativas no último final de semana com as empresas de transporte coletivo e de comércio de veículos da cidade de Passos. As ações têm o objetivo de informar e estimular os usuários do transporte coletivo e os clientes do comércio de veículos a promover o combate ao mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e chikungunya em suas casas.
Num primeiro momento, a equipe visitou a sede da empresa de transporte coletivo Cisne e efetuou uma parceria para divulgação de informações referentes ao combate e à prevenção. Essa parceria consiste em afixar no interior da frota de ônibus um cartaz com informações educativas de controle e combate ao Aedes aegypti.
A segunda ação da equipe de mobilização e comunicação foi realizada em concessionárias de veículos, tendo em vista o fluxo e a rotatividade de pessoas nestes estabelecimentos. Assim, os cartazes foram disponibilizados e colocados em áreas estratégicas das empresas e fôlderes foram deixados à disposição dos clientes nas mesas de atendimentos e salas de espera.
Para o diretor de Saúde Coletiva, Michael Silveira Reis, a ação tem uma grande relevância, pois um grande número de pessoas terá acesso a informações sobre o combate e o controle ao mosquito da dengue, Zika vírus e febre Chikungunya. Segundo Reis, a Prefeitura não está medindo esforços para realizar ações contra o Aedes aegypti.
O diretor ressaltou também que a melhor prevenção é o combate e um dever de todos, pois as doenças transmitidas por esse inseto podem levar à morte. Por isso, a Saúde Coletiva trabalha com diversas ações: visitas domiciliares, mutirões, mobilização escolar e trabalho educativo.
Segundo a referência técnica em mobilização e comunicação da Saúde Coletiva, Gabriel Patrick de Jesus Abreu, a equipe de mobilização esteve também numa empresa prestadora de serviço da Cemig, onde realizou um bate-papo com os funcionários sobre os riscos, forma de transmissão e combate às doenças.