Por causa dos reflexos da crise econômica nacional na arrecadação municipal de Passos, a Prefeitura comunica que irá pagar os salários e o abono de R$ 200 dos servidores no quinto dia útil do mês, conforme estabelece a legislação trabalhista. Até dezembro, a Prefeitura antecipava o depósito da folha de pagamento, mas as projeções de arrecadação da Secretaria de Fazenda para os próximos meses indicam que a partir de janeiro os salários só poderão ser pagos no fim do prazo regulamentar.
A Secretaria de Fazenda explica que o pagamento dos servidores no quinto dia útil é uma decisão que evita um possível parcelamento dos salários, conforme vem ocorrendo no governo do estado de Minas Gerais e já ocorreu em outros estados brasileiros.
A folha de pagamento da Prefeitura de Passos soma mais de R$ 4,3 milhões, já descontados os encargos trabalhistas, que são pagos para cerca de 2,1 mil servidores. Esses números são relativos à folha original de dezembro. A partir deste mês de janeiro, os valores serão acrescidos do abono.