30 DEZ 2015
Dengue: Núcleo de Zoonoses orienta moradores que vão viajar

Mesmo após a passagem do natal, muitas famílias passenses ainda vão deixar suas residências para comemorar a virada do ano ao lado de amigos e familiares fora da cidade. Com isso, muitas residências ficam vazias e com o período chuvoso surge a preocupação do Núcleo de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Passos em relação aos focos do mosquito da dengue (Aedes aegypti), transmissor de vírus causadores da dengue, febre Chikungunya e do Zika vírus, suspeito de ser o responsável pelo surto de microcefalia em algumas regiões do país.

A estação do verão é outro fator preocupante para o Núcleo de Zoonoses. As altas temperaturas e o clima chuvoso propiciam o acúmulo de água e o desenvolvimento do Aedes aegypti. Essa é a época do ano com maior índice de proliferação do mosquito, porque as temperaturas mais quentes favorecem a eclosão dos ovos do inseto. Esses geralmente são depositados nas paredes dos recipientes e podem sobreviver por mais de um ano à espera de contato com água.

Em 2015, 1.414 casos de dengue foram notificados em Passos, com 245 confirmações da doença e 97 análises de suspeitas que deram negativo. Apesar dos baixos índices registrados até o momento, o Núcleo de Zoonoses faz algumas recomendações que devem ser seguidas pelos moradores antes da viagem de férias, para evitar a proliferação do mosquito na cidade.

Antes de deixar o imóvel, os moradores devem verificar se não está deixando expostos recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para as larvas do mosquito. Autoridades de saúde recomendam às pessoas atenção a locais que nem sempre são lembrados, como bromélias, ocos de árvores, ralos e coletores de água da geladeira e ar condicionado. Entre os objetos mais comuns que servem para o Aedes botar seus ovos estão os pratos de vasos de plantas, as garrafas pet, copos plásticos, latas e outros materiais recicláveis.

“Quem vai viajar precisa se preparar e ir eliminando do ambiente os fatores de risco para evitar que essas doenças tragam transtorno. Mantendo a casa sem água parada, você protege sua família e também os seus vizinhos. Cuidados simples podem garantir um retorno tranquilo, com a casa livre da doença”, disse Gabriel Patrick de Jesus Abreu, referência em comunicação e mobilização da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passos.

As mesmas recomendações cabem para quem aluga uma casa para passar férias. Uma vistoria cuidadosa em vasos, baldes, piscinas, vasos sanitários, tanques, garrafas e qualquer objeto que possa juntar água deve ser feita pelo menos uma vez por semana. Assim, a pessoa estará quebrando o ciclo reprodutivo do mosquito, cuja fase larval dura de cinco a dez dias.

Neste ano foram realizados cerca de 70 mutirões de combate à dengue (12 deles somente em novembro e dezembro) em toda a cidade. Nos bairros onde a incidência é maior, os agentes realizaram mais de um mutirão no mesmo mês. Para 2016, a Zoonoses espera o resultado do Levantamento Rápido do Índice de infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que será realizado entre 4 e 7 de janeiro, para traçar as novas estratégias de combate.

O telefone para denúncias de locais onde possam estar servindo de criadouro do mosquito deve ser feita através dos telefones: 3521-5046 ou 3522-8149.

30/12/2015
Dengue: Núcleo de Zoonoses orienta moradores que vão viajar