28 DEZ 2015
Passos saúda Ano Novo com fogos de artifício

Para comemorar o encerramento do ano de 2015 e iniciar 2016, a Prefeitura de Passos irá promover à meia noite de 31 de dezembro a tradicional queima de fogos de artifício na cidade. O evento será realizado na Praça Geraldo da Silva Maia (Praça do Rosário) e irá durar entre dez e quinze minutos, segundo o Departamento Municipal de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Outros eventos estão marcados para comemorar o período natalino e a passagem do ano até o dia 6 de janeiro.

O Natal foi comemorado com o folclore do reinado e cavalhada, que levou uma multidão à Praça de São Benedito, na sexta-feira passada. Como ocorre todo ano, a cavalhada representou a batalha entre cristãos (cavaleiros com capas azuis) e mouros (capas vermelhas) e no reinado, os ternos de congo e moçambique ergueram as bandeiras dos santos ligados às suas tradições: São Benedito, Santo Antônio de Catijeró, Santa Efigênia e Menino Jesus.

Pela primeira vez, os eventos folclóricos-religiosos estão sendo realizados pela Prefeitura junto com a Associação Passense dos Ternos de Congo e Moçambique (APTM). Para realizar a festa, a Prefeitura viabilizou toda a estrutura de segurança, com apoio da Polícia Militar, sanitária, com banheiros químicos, e alimentação, com espaço para as barracas de alimentos.

A cavalhada, o congo e moçambique ocorreram com sucesso, o que confirma a importância da colaboração entre a Prefeitura e a APTM, segundo a diretora de Cultura de Passos, Taciana Lopes Baptista. “Foi muito positiva essa parceria, com grande participação de toda a comunidade do São Benedito e terminamos a festa sem qualquer ocorrência policial”, avalia a diretora.

Os eventos natalinos prosseguem até 6 de janeiro. No dia 1º, haverá o encerramento do reinado, com a descida das bandeiras dos ternos de congo e moçambique, às 15h, na Praça Cônego José Timóteo da Silva, a Praça de São Benedito. No dia 6, acontece uma celebração eucarística pelo Dia dos Santos Reis, na Capela de Santos Reis (Bairro Santa Luzia), às 19h.

A missa na Capela de Santos Reis marca o início de outra festividade folclórica-religiosa, o reisado, com participação das companhias de reis de Passos. No mesmo dia e horário, as Pastorinhas se apresentam na comunidade do Perpétuo Socorro, no Bairro Bela Vista.

Outro grande evento desse período de festas são as apresentações itinerantes do Auto da Folia, que é uma encenação teatral sobre o nascimento de Jesus Cristo. O espetáculo começou em 14 de dezembro e termina dia 30, na praça da igreja de Nossa Senhora das Graças, às 20h30. Nesta terça-feira (29), no mesmo horário, a apresentação será em frente ao Santuário de Nossa Senhora da Penha.