23 DEZ 2015
Turistas são recebidos com cartões de natal na Avenida da Moda

Os turistas que fazem compras nas lojas de confecções da Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, a Avenida da Moda, em Passos, estão sendo recebidos neste natal com cartões natalinos artesanais produzidos por alunos das escolas infantis do município. Este é o segundo ano que o projeto é realizado, numa ação conjunta do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), em parceria com as secretarias municipais de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Associação Passense das Indústrias de Confecções (Apicon).

Segundo o presidente do Comtur e da Apicon, Francisco Baltazar dos Reis, a distribuição de cartões de natal artesanais foi decidida pelos membros do conselho, durante reunião, com uma forma de fazer chegar aos turistas a imagem receptiva e acolhedora do passense. “A idéia fortalece o espírito natalino e, neste ano, reforça a criatividade como forma propulsora de driblar a instabilidade econômica”, justifica.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Passos, José Eustáquio do Nascimento, o Taquinho, observa que esta é uma das diversas ações em parceria com o Comtur e com a Secel, para desenvolver a indústria turística do município, exaltando o potencial a ser explorado. “Essa distribuição dos cartões natalinos feitos pelas crianças mostra a importância do turismo para Passos e para a região e também que esse setor está bem organizado em nosso município”, disse.

Os cartões natalinos artesanais foram produzidos pelo segundo ano consecutivo pelas escolas infantis, com mobilização estimulada pelo Comtur, que possui membros da Secel, da Sictur e de outros segmentos da sociedade.

O trabalho é feito, primeiramente, de forma pedagógica em sala de aula. Depois, sob a orientação de educadoras, os alunos criaram os desenhos, as colagens, pinturas e mensagens alusivas a esse período de festas.

A distribuição começou na segunda-feira e termina nesta quinta-feira, com o fechamento das lojas da Avenida da Moda para o feriado. A avenida foi escolhida por ser um dos principais atrativos do turismo de compras em Passos.