22 DEZ 2015
Passos realiza festejos de cavalhada e reinado

Pela primeira vez, a Prefeitura de Passos e a Associação Passense de Ternos de Congo e Moçambique (APTM) realizam juntas os festejos de cavalhada e reinado, para comemorar o nascimento de Jesus Cristo no Natal. Para a cavalhada, o Departamento de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), continua recebendo inscrições de cavaleiros. Para a congada e moçambique, os ternos já estão definidos.

Os festejos do reinado, representado pelo congo, moçambique e cavalhada, são realizados de 25 de dezembro e a 6 de janeiro, no Dia de Santos Reis, data em que se iniciam os festejos do reisado, representando pelas companhias ou folias de reis.

A expectativa do presidente da APTM, José Wellington Mizael, o Juca, é a de realizar um evento organizado e fiel às tradições religiosas. De acordo com Juca, 60 pessoas já se inscreveram para participar da cavalhada, mas esse número poderá chegar ao limite de 100 no encerramento das inscrições, às 18h desta quarta-feira (23).

“Nós estamos preparando todos os detalhes. Com o dinheiro arrecadado nas inscrições (taxa de R$ 30), nós vamos fazer a caracterização dos mouros e dos cristãos, além de acessórios para os cavalos e de um lanche que será servido para os participantes”, destaca o presidente.

Juca ainda explica que a intenção tanto da associação como da Prefeitura é fazer com que o povo volte a participar da cavalhada, como acontecia em outros anos. “Por isso, nós queremos resgatar o espírito religioso da cavalhada. Não teria como realizar a cavalhada sem o apoio da Prefeitura. O Departamento de Cultura tem nos dado todo o apoio para que o evento ocorra da melhor forma possível”, ressaltou.

O início da cavalhada está previsto para as 14h, com concentração na Capela da Penha. Às 15h, os cavaleiros descem para o Santuário de Nossa Senhora da Penha e às 17h chegam à Praça Cônego José Timóteo de Silva (Praça de São Benedito), onde acontece a representação da batalha entre cristãos e mouros, que inspirou a origem da cavalhada.

Na mesma praça, será feita a subida das bandeiras dos ternos de congo e moçambique São Benedito, Santo Antônio de Catijeró, Santa Efigênia e Menino Jesus, com as presenças dos reis e rainhas e bandeiradas. A expectativa dos organizadores é que até às 18h o evento seja encerrado.

A Cavalhada 2015 está sendo organizada pela Prefeitura, APTM, com apoio da 77ª Companhia de Polícia Militar, 2ª Companhia de Corpo de Bombeiros e paróquias Nossa Senhora da Penha, São Benedito e Nossa Senhora Aparecida.

PROGRAMAÇÃO DA CAVALHADA, CONGO E MOÇAMBIQUE

Dia 25

• 15h – Cavalhada e levantamento das bandeiras no Santuário de Nossa Senhora da Penha.
  • Cavalhada e levantamento das bandeiras na igreja de São Benedito.

Dia 26

• 14h – Reinado de Nossa Senhora do Rosário no Santuário de Nossa Senhora da Penha.

Dia 27

• 14h – Reinado de São Domingos no Santuário de Nossa Senhora da Penha.

Dia 28

• 14h – Reinado de São José no Santuário de Nossa Senhora da Penha.

Dia 29

• 14h – Reinado de São Benedito e de Santo Antônio de Catijeró na Igreja de São Benedito.

Dia 30

• 14h – Reinado de Santa Efigênia na Igreja de São Benedito.

Dia 31

• 14h – Reinado do Menino Jesus na Igreja de São Benedito.

Dia 1º

• 15h – Descida das Bandeiras no Santuário de Nossa Senhora da Penha.

17h – Descida das Bandeiras na Igreja de São Benedito.

Dia 6/1 - Dia de Santos Reis

• 5h30 – Terço na Capela Santos Reis, com Santa Missa às 6h e às 15h
  • 19h30 – Santa Missa e, após as missas, haverá apresentação de Companhias de Reis, na Capela de Santos Reis.