21 DEZ 2015
Mais de 50% de fumantes deixam o vício em grupos do Nasf

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passos, finalizou as atividades de quatro grupos de combate ao tabagismo que atuam nas seis unidades de saúde do município. O trabalho realizado por psicólogos e farmacêuticos alcançou um resultado superior a 50% do número de participantes dos grupos, que correspondem às pessoas que deixaram de fumar.

Os grupos antitabagismo finalizados são das equipes das Estratégias em Saúde da Família (ESF’s) dos bairros Santa Luzia, Novo Horizonte, Bela Vista II  e ambulatórios São Domingos, Coimbras I e Coimbras III. Os responsáveis por conduzir o trabalho no Nasf foram os psicólogos Frederico Manuel e Maria Cristina Parreira e os farmacêuticos Ana Carolina Matos e Marília Simão.

Compareceram assiduamente durante os 12 encontros do tratamento 52 usuários, sendo que 30 cessaram o vício, caracterizando mais da metade. Segundo o Nasf, ao parar de fumar a pessoa ganha benefícios na saúde, além de financeiros, sociais e, principalmente, na prevenção de agravos relacionados ao vício.

O Nasf trabalha o Programa Nacional de Combate ao Tabagismo em Passos, de acordo com escala anual. Cada unidade realiza os encontros do grupo cerca de duas vezes por ano e, para participar, o usuário deve deixar o nome com seu agente comunitário de saúde ou qualquer membro da equipe.