17 DEZ 2015
Espetáculo natalino é sucesso de público em Passos

A história do nascimento de Jesus Cristo contada no espetáculo teatral “Auto da Folia”, numa promoção da Prefeitura de Passos através da Trupe Ventania, vem obtendo sucesso de público. As apresentações, num total de dez, começaram na segunda-feira e terminam em 30 de dezembro. Nesta semana, o Auto da Folia aconteceu nos dias 14, 15 e 16 e retorna no domingo (20), na praça da igreja de Nossa Senhora das Graças.

“Está tendo uma ótima participação de público e é um espetáculo muito bonito”, disse Taciana Lopes Baptista, diretora do Departamento de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, responsável pela realização da peça. “Ontem (quarta-feira), na Praça de São Benedito, mesmo com chuva torrencial, estava lotada a arquibancada”, comenta o diretor e autor da montagem, Maurílio Romão.

Esse é o terceiro ano seguido que a Trupe Ventania realiza o espetáculo pela Prefeitura de Passos para comemorar o período natalino e lembrar, de forma alegórica, a concepção de Maria e o nascimento de Jesus.

Segundo Maurílio Romão, o Auto da Folia recebeu algumas alterações nas três edições, embora tenha mantido a estética. “Teve mudanças nas músicas e na referência à palhaçaria e à comédia dell’arte (gênero teatral de origem italiana com características populares)”, disse.

A dramaturgia do Auto da Folia é de autoria de Romão, a partir de textos bíblicos. A história começa com a Anunciação de Maria, quando o arcanjo Gabriel comunica à futura mãe de Cristo que ela iria concebê-lo, mesmo sendo virgem, e termina com o nascimento propriamente dito.

A peça foi produzida pela Trupe Ventania e envolve 20 pessoas entre atores e equipe técnica. A estreia foi na praça da Uemg (antiga Fesp), na segunda-feira, seguida de apresentações ao lado do Restaurante Popular (terça-feira) e na praça de São Benedito. A série tem uma pausa até sábado e volta no domingo, às 10h30, na praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima – Bairro Coimbras.

Confira abaixo, a programação* de apresentação do Auto da Folia:

DIA      LOCAL

20        Igreja Nossa Senhora de Fátima (excepcionalmente às 10h30)

21        Rua Guanabara (ao lado da Igreja Santos Reis)

23        Praça Geraldo da Silva Maia

27        Igreja São Judas Tadeu

28        Av. Chafariz (Bairro Casarão)

29        Santuário Nossa Senhora da Penha

30        Igreja Nossa Senhora das Graças