17 DEZ 2015
Secel realiza seminário de encerramento do PNAIC 2015

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) da Prefeitura de Passos um seminário de encerramento da etapa 2015  do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).  O programa do Governo Federal visa a melhora na alfabetização das crianças brasileiras  até oito anos de idade. O evento foi realizado no Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, no último sábado (12).

O seminário teve uma palestra com o professor, escritor e diretor do Colégio Status, Décio Martins Cançado, que discorreu sobre a importância da leitura e da interpretação de texto na vida e nas práticas sociais.  De acordo com o educador, “os alunos podem ter dificuldade na compreensão dos textos abordados na sala de aula e o professor deve estar atento às dificuldades dos alunos e deve propor aulas significativas que insiram o aluno no processo de aprendizagem”.

O encerramento do PNAIC teve as presenças da secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Passos, Pilar Aparecida Lemos Faria, que fez um alerta sobre a responsabilidade dos professores quanto à aprendizagem dos alunos: “Todos devemos trabalhar diariamente na melhoria da educação oferecida nas escolas de Passos", disse.

Os professores receberam os certificados expedidos pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) referentes às capacitações realizadas em 2013, 2014 e 2015. Foram mais de 300 certificados entregues aos educadores em Passos no último sábado. Nos três anos foram mais 30 encontros presenciais de capacitação diretamente revertida ao processo de ensino e aprendizagem de aproximadamente 4.500 alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental da rede municipal.

No município de Passos, os professores que lecionam do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental participam do PNAIC desde 2013. A capacitação é disponibilizada pela Secel, assim como uma coordenadora local, que é a diretora de Educação Neuza Maria Funchal Paiva, e mais cinco educadoras da rede municipal: Jane Fernandes Hespanhol, Marli Dias de Oliveira, Maria Honória Souza Lemos, Maria José de Castro Silva e Rosângela Maria do Couto Marques. A equipe recebe formação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e repassa o curso a mais de cem professores da rede.

“Os três anos de capacitação só foram possíveis graças à parceria e empenho da Prefeitura Municipal de Passos com o governo federal,  por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e também pela dedicação dos professores cursistas que além de participarem dos encontros presenciais nos sábados aplicavam as atividades e conteúdos do curso na sala de aula, apresentando relatórios e avaliação das metodologias e técnicas aplicadas”, disse Neuza Funchal.

"O Pnaic vem contribuir sobremaneira na educação de Passos a qual tem apresentado resultados relevantes nas avaliações externas e internas nos últimos anos. A capacitação dos professores alfabetizadores possibilita a ampliação das metodologias aplicadas na sala de aula nos primeiros anos de ensino, o que aumenta as chances dos alunos desenvolverem uma base de aprendizagem sólida que sustentará os anos subsequentes", finaliza a coordenadora.