04 DEZ 2015
UPA recebe palestra alusiva ao Dia Mundial de Combate a AIDS

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao HIV (vírus transmissor da Aids), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Prefeitura de Passos promoveu uma palestra para os funcionários. O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado em 1º de dezembro, e a ação foi realizada na quinta-feira (3) por profissionais do Ambulatório-Escola (Ambes) da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), que é referência em tratamento e prevenção regional da doença.

Com a palestra, a UPA e o Ambes buscaram sensibilizar os funcionários da unidade quanto às formas de prevenção e das práticas seguras de procedimentos de saúde. Segundo relatos de colaboradores presentes no evento, os mesmos mostraram-se satisfeitos com os resultados, principalmente sobre experiências exitosas e avanços na prevenção da doença e os cuidados com a exposição de material contaminado.

Segundo a coordenadora de enfermagem da UPA, Iácara Santos Barbosa Oliveira, a unidade vem implantando programas de saúde, segurança e meio ambiente e a palestra contribuiu para o alcance de resultados de biossegurança no local.

Os números de atendimentos na UPA de Passos variam de 400 a 450 usuários diários, sendo um total de 99.776 atendimentos médicos de janeiro a outubro de 2015, 8.829 atendimentos de dentista, assistente social e enfermagem e 6.630 procedimentos diversos, como curativos, eletrocardiogramas, inalação e medicações externas.

Até dia 27 novembro, 29.980 exames laboratoriais foram realizados, conforme registros do sistema informatizado. Em relação ao raio-X, foram realizados de janeiro a setembro deste ano aproximadamente  18,5 mil exames.

A unidade também é responsável por realizar todo o filtro de usuários que precisam ser encaminhados para internação via Sistema Único de Saúde (SUS). Quando é necessária a internação hospitalar, a UPA solicita a vaga via SUS-FÁCIL. De janeiro a outubro, 3.802 usuários foram encaminhados para internação.  A UPA funciona 24 horas por dia, com média de 450 atendimentos diários, incluindo a clínica médica, cirúrgica, pediatria e ortopedia.