04 DEZ 2015
Asfalto é concluído em quatro ruas do Primavera

A Prefeitura de Passos concluiu a obra de pavimentação em quatro ruas dos jardins Primavera e Primavera II, na região do Bairro da Penha. Outras ruas da localidade estão com a obra em andamento; em outros bairros, os serviços devem começar em breve. O projeto inclui drenagem de águas pluviais, sarjetas, meio-fios e calçadas. Ao todo, 21 ruas serão asfaltadas nos próximos meses.

A Rua Olinda é a primeira a ter a pavimentação concluída, pondo fim aos diversos transtornos que a falta de infraestrutura causava para os moradores. “A gente sofria demais! Muita poeira, barro, quando chovia. A poeira não deixava a minha casa limpa, nem adiantava limpar. Agora melhorou bastante. Finalmente saiu nosso asfalto, esperamos muito tempo por isso”, conta Dilma Cândida Martins Alves, há 21 anos residindo no local.

O marido de Dilma, Sebastião Tadeu, conta que já não acreditava tanto que a situação da rua mudaria um dia. “Já quase não tínhamos mais esperanças desse asfalto sair, esperamos por mais de 16 anos e graças a Deus agora ele está aqui”, disse.

Joaquim Firmino de Castro, morador há 18 anos da Rua Montes Claros, também afirma que sofria com a rua de terra, que ficava enlameada na época de chuva e empoeirada na seca, sujando sua casa. Outro problema, segundo ele, era a dificuldade para a chegada de veículos de emergência, como polícia, bombeiros e ambulâncias. “Pelo que a administração prometeu e cumpriu pra gente, foi muito bom. A gente tinha esperança, ela é a última que morre. Já tínhamos feito várias reuniões e nunca saiu nada. Desta vez foi pra valer. Estou muito feliz!”, afirma.

A pavimentação está sendo realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos, com execução de empreiteira, com recursos de R$ 4,5 milhões do Ministério das Cidades repassados pela Caixa Econômica Federal (CEF).

As primeiras ruas com obras encerradas são a Olinda, Divinópolis, Montes Claros e Teófilo Otoni. As outras ruas estão com os serviços parcialmente prontos – com galerias pluviais, sarjetas e meio-fios, sendo que na maioria falta apenas a construção de calçadas.

Segundo o engenheiro Tiago Freire, que faz o acompanhamento da obra pela Secretaria de Obras, com grande parte dos serviços encerrados na Penha, a empreiteira já iniciou a drenagem na Travessa Macapá, no Jardim Colégio de Passos. “Nós estamos aguardando apenas o tempo se firmar para fazermos a pavimentação nas ruas com a drenagem concluída”, disse.

No Primavera I e II, o projeto de pavimentação contempla também as ruas Ourinhos, Divinópolis, Matozinhos, Lajinha, Virgínia, Pedro Sicar Romanelli, José Matos Caetano, Guaxupé e Maria Silveira Maia. Também vão ser pavimentadas as ruas Acre, Amapá, Rio Branco, Mato Grosso, Plutão, Avenida Paulo Esper Pimenta, Vereador Luiz Patti, Aimorés e Corredor Público Coimbras.

Outro projeto da Prefeitura prevê a pavimentação de mais 19 ruas da cidade. O início dos trabalhos está dependendo da aprovação de um financiamento de R$ 2 milhões, que está em fase de análise no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).