02 DEZ 2015
Alunos da educação infantil iniciam exposição de artes

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) da Prefeitura de Passos está realizando mais uma edição do Projeto Ivan Cruz desenvolvido pelos alunos da pré - escola da rede municipal de ensino. Neste ano, as instituições trabalharam as obras de Ivan Cruz dando ênfase aos brinquedos retratados em suas obras: piões, corda, bola de gude, amarelinha, pipa, entre outros. Os alunos estudaram os quadros do artista e construíram os brinquedos infantis que resgatam as brincadeiras do tempo em que as crianças brincavam livremente nos quintais de suas casas.

A abertura da exposição, que faz parte da programação de eventos natalinos do Departamento de Cultura da Secel e traz releituras das obras de Ivan Cruz através de brinquedos confeccionados com materiais recicláveis, contou com a presença da secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Pilar Aparecida Lemos Faria, da diretora do Departamento de Educação, Neuza Maria Funchal Paiva, de diretoras das escolas municipais, professores e pais de alunos.

A exposição é a culminância do terceiro ano do projeto "Brincadeiras de Crianças" da educação infantil da rede municipal de ensino de Passos que envolveu professoras e crianças  da pré-escola, orientadas pelas pedagogas da Secel  Jane Fernandes Hespanhol e Rosane da Silva Reis Pereira. A exposição pode ser visitada pelo público, no Palácio da Cultura, até 4 de dezembro, das 8 às 17h.

A pedagoga Jane Hespanhol, mentora do projeto, ressaltou que "a infância é um doce momento da vida onde tudo é muito mágico e o artista Ivan Cruz, em seu trabalho ‘Brincadeiras de Criança’, divulga o resgate ao lúdico, à imaginação, incentivando o desenvolvimento real das crianças no feliz mundo das brincadeiras”. O trabalho do artista é baseado numa frase dele mesmo: “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou falta-lhe um pedaço no coração.”

Na abertura da exposição foi apresentado um vídeo que mostra um pouco da obra do artista e aconteceu uma apresentação cultural com a aluna Lízia Silva Oliveira, representante do Cemei São Francisco, que interpretou a música "Imenso Jardim", de Renato Teixeira. A aluna foi orientada pelas professoras Jackeline Reis Brasileiro Araújo e Elizabeth Cotrim da Silva Garcia, com acompanhamento de Lupen de Freitas Santos e Luimar de Freitas Santos.   A aluna Lízia ficou em 1º lugar no Festival de MPB – “Mistura de raças e sons” da Secel em 2015, na categoria infantil.

A diretora de Educação, Neuza Maria Funchal Paiva, em seu pronunciamento, ressaltou que "o Departamento de Educação aproveita as comemorações de final de ano para expor trabalhos dos alunos da educação infantil dos Cemei’s e escolas municipais, prestando homenagem especial ao artista plástico Ivan Cruz, a quem sempre ilustra as mais diversas brincadeiras”.

Ivan Cruz pintou na série “Brincadeiras de Criança” cerca de 600 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras infantis. Devido à expressão e repercussão da série, o artista passou a reunir em suas exposições não só os quadros, mas os brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e brinquedos, contadores de história, além de uma ambientação com músicas da época, como cantigas de roda.