02 DEZ 2015
Escola Silas Figueiredo realiza feira cultural sobre água

Os alunos da Escola Municipal Professor Silas Roberto Figueiredo, da Cohab IV, participaram de uma feira cultural sobre a água. O tema foi “Água, tesouro natural” e envolveu todas as séries desse estabelecimento de ensino fundamental, após um trabalho de três meses. Professores, direção, pais e a comunidade do bairro também se envolveram no projeto, que culminou com a feira realizada em 27 de novembro.

O trabalho consistiu no desenvolvimento do tema sob diversos aspectos da água, cada um deles com um ano escolar: alunos da pré-escola de quatro anos – "Água é vida - Animais"; pré-escola de cinco anos – "Água, um tesouro natural"; 1º Ano – "O ciclo da água"; 2º Ano – "Água no corpo, água nas frutas"; 3º Ano – "Captação e tratamento de água"; 4º Ano – "Preservação dos mananciais" e o 5º Ano – "Sustentabilidade".

Com a preocupação voltada para a preservação do meio ambiente, a comunidade escolar realizou uma gincana de recolhimento de óleo usado nas casas  do bairro. Foram recolhidos pelos alunos e professores mais de 100 litros de óleo usado no bairro. Esse material foi recolhido e entregue para reutilização correta. A sala da professora Ivani Amaro foi vencedora, recolhendo 32 litros de óleo usado que poderiam ter parado no esgoto e solo, causando graves danos ao meio ambiente.

Todas as salas montaram um estande de demonstração dos trabalhos e pesquisas realizadas durante os três meses. Vários livros, álbuns, portfólio, maquetes e painéis foram construídos e deram um visual marcante na feira. Houve ainda apresentações teatrais e de músicas relacionados ao tema pelos alunos.

Um fato relevante foi a exposição da bandeira do Brasil construída pelos alunos do programa "Mais Educação", sob a orientação da monitora Paula, coordenada pela direção da escola. A bandeira foi construída com centenas de fundos de garrafas pet que envolveu a colaboração até de estabelecimentos comerciais de Passos, que sensibilizaram e recolheram as garrafas vazias utilizadas no recinto para entregarem na escola. Durante a feira cultural foram servidos sucos naturais feitos na hora com a colaboração dos professores e alunos, ressaltando a presença da água nas frutas e a sua importância para uma alimentação saudável.

As pedagogas e apoios pedagógicos Adriana Aparecida Ferreira Andrade, Jackeline Ferreira Rodrigues, Miriam Aparecida Machado e a equipe de educadores fizeram uma avaliação positiva do trabalho desenvolvido e demonstram confiança de que os objetivos educacionais foram alcançados,  garantindo mais qualidade na educação oferecida na instituição e fortalecimento da formação integral dos alunos.

A equipe da Secretaria de Educação, Cultura Esporte e Lazer (Secel) avalia o projeto como amplo e enriquecedor, tendo possibilitando aprendizagens importantes em diversas áreas primando pela pedagogia de projetos e interdisciplinaridade,  focos do Pnaic (Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa) – programa do governo federal, no qual a escola fez a adesão  tendo várias professoras como cursistas desde 2012.