01 DEZ 2015
Lixo na rua contribui para enchentes

O lixo que parte da população de Passos coloca na rua fora do horário e até do dia da passagem do caminhão de coleta, despejo de entulho em locais impróprios e também embalagens de produtos jogados no chão são alguns fatores responsáveis pelo alagamento de vias no período de chuvas. A informação é da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos que, através do Departamento de Limpeza Urbana, faz diariamente a retirada de objetos de dentro dos bueiros e de terrenos baldios para diminuir os danos dessa destinação incorreta dos rejeitos na cidade.

Segundo o diretor do departamento, Gleisson Santos Martins, um exemplo do problema é a Avenida Juca Stockler, em cujo canteiro central moradores e comerciantes colocam os sacos e sacolas de lixo logo após a passagem do caminhão. Se o departamento não fizer a coleta, o material permanece dois dias atraindo moscas, animais peçonhentos, como os escorpiões, o mosquito da dengue e outros animais, causando riscos de acidentes e doenças nas pessoas.

Para o diretor, a população tem papel fundamental para a limpeza da cidade, que cada morador exerça sua cidadania mudando o hábito de jogar objetos e lixo na rua, praças e terrenos baldios. “O que está faltando para nós melhorarmos a limpeza da cidade é um trabalho de conscientização do povo”, disse Gleisson Martins.

Contribuem para a sujeira da cidade e para o alagamento de ruas os depósitos clandestinos de entulho, papeis, embalagens vazias de cigarros, sorvete, bebidas e outros alimentos jogados no meio da rua, em cima dos passeios e outros locais impróprios. Além da poluição, muitos desses objetos vão parar nos bueiros, onde se acumulam a ponto de entupi-los, prejudicando o escoamento da enxurrada.

“Tudo vai parar nos bueiros e nós recolhemos durante a seca, mas não adianta muito porque em pouco tempo os bueiros estão entupidos novamente”, diz a secretária de Obras, Sônia Maria de Oliveira, que pede a colaboração da população para manter a cidade limpa. “Em toda a cidade, o caminhão tem os dias certos e horários para recolher o lixo. Basta ficar atento”, observou.

O correto, para evitar esses problemas, segundo a secretária, é que todos se conscientizem de que o lixo só deve ser colocado no passeio poucos minutos antes da passagem do caminhão e papeis e embalagens de alimentos não sejam mais jogados na rua, nem nos passeios.

Outra orientação é para a destinação de entulho e sobras de obras da construção civil.  Em Passos, o recolhimento desses rejeitos é feito por empresas especializadas, mediante aluguel de caçambas pela pessoa interessada. Esse material tem locais apropriados para ser depositado (bota-foras), que são utilizados pelas empresas de caçambas. Outros locais são considerados clandestinos e os proprietários estão sujeitos a penalidades da fiscalização do Departamento de Controle Urbanístico.

Segundo Gleisson Martins, a Prefeitura não pode retirar os entulhos das calçadas, por ser de responsabilidade do proprietário do imóvel e porque o serviço é uma concessão do Município para empresas particulares, que utilizam os bota-foras, conforme estabelecido em lei municipal.

Já a vegetação resultante da poda de árvores poderá ser retirada pelo Departamento de Limpeza, mas com agendamento pelo telefone 3522-7653. Entretanto, a poda deve ser autorizada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A coleta de lixo é diária apenas no centro da cidade. Nos bairros, o serviço é feito em dias alternados, de segunda a sábado, durante o dia e à noite.

Abaixo, a escala de coleta com os dias e o horário em que o caminhão começa a fazer o percurso:

PERÍODO: DIURNO

COLETA ÀS SEGUNDAS, QUARTAS E SEXTAS-FEIRAS