30 NOV 2015
Iniciada a fase local do torneio Brasil de Robótica

A Prefeitura de Passos, através da Secretaria de Educação Cultura Esporte e Lazer (Secel), promoveu nesta sexta-feira (27) a abertura oficial da fase local do Torneio Brasil de Robótica (TBR), temporada energia. O evento ocorreu no ginásio do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, onde a competição será disputada por cinco escolas municipais. Na ocasião também foi comemorado o aniversário de 25 anos da Escola Municipal Professor Hilarino Moraes, localizada no Bairro Jardim Aclimação.

O prefeito Ataíde Vilela participou da abertura, juntamente com a secretária de Educação, Pilar Aparecida Lemos Faria, diretoras, professores e funcionários da Secel e demais setores da prefeitura. A competição seria realizada durante todo o dia. Os resultados devem ser divulgados na próxima segunda-feira.

O Torneio Brasil de Robótica será disputado por alunos das escolas Hilarino Moraes, Coronel Azarias de Melo, Manoel Patti, Geralda Cândida Oliveira e Oilda Valeria Silveira Coelho – essas quatro últimas da zona rural.

Em seu discurso, o prefeito Ataíde Vilela reforçou a importância da robótica na rede municipal de ensino, que foi introduzida por ele, em sua primeira gestão, e parabenizou os alunos pelos resultados alcançados. “Nós estamos dotando as escolas municipais de todos os recursos necessários para que os alunos tenham uma educação de excelência! Por isso é de grande importância a tecnologia aplicada na educação, isso contribui ainda mais para elevar a qualidade das nossas escolas”, salientou.

A secretária de Educação, Pilar Aparecida Lemos Faria, destacou que através da robótica é possível oferecer um conteúdo mais atrativo, divertido e atual para os alunos da rede municipal. A secretária anunciou que no início do próximo ano terá início a reforma para a ampliação da escola Hilarino Moraes.

“A educação municipal vive um momento especial! Iniciamos esse investimento na robótica, através do projeto Lego, na escola Jalile Barbosa e agora estamos levando também para as escolas da zona rural. Essa nova ferramenta trouxe mudanças no processo de aprendizado e está mudando a vida dos alunos”, ressaltou a secretária.

Após os pronunciamentos e homenagens, os alunos fizeram uma apresentação artística em que contaram, através de esquete teatral, todos os momentos da escola Hilarino Moraes, desde a criação até os dias atuais.

O uso do Lego como recurso pedagógico nas escolas municipais tem sido determinante na melhoria do desempenho e comportamento dos alunos, além de colocar Passos entre as cidades campeãs em competições de robótica, através de equipes da Escola Municipal Professora Jalile Calixto Barbosa, da região do Bairro da Penha. Com os módulos Lego, os alunos criam robôs com os quais cumprem uma série de desafios e colocam em prática a teoria aprendida nas aulas.

HOMENAGENS

O aluno Jonathas Brian Dias Vaz, do 8º ano da escola Hilarino, recebeu uma homenagem por ter conquistado a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática, em 2014, pela qual participou recentemente da premiação no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, quando foram premiados os 200 melhores alunos de todo o Brasil pelo Ministério da Educação. Jonathas esteve acompanhado de sua professora de matemática Sandra Batista Ferreira.

Também foi homenageado o aluno Matheus Almeida Machado e os ex-alunos Gustavo Pádua de Oliveira Moraes e Luis Gustavo Pereira, que receberam certificado de menção honrosa pelo desempenho na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática.

A diretora da escola Hilarino Moraes, Ruth Luciana Campos, agradeceu aos pais dos alunos pela confiança na escola, e enalteceu o apoio “que a Secel vem dando para a escola, promovendo melhorias tanto na estrutura física como na parte pedagógica.”