27 NOV 2015
Cerest de Passos promove capacitação em três cidades

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Passos, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Passos, promoveu em outubro e parte de novembro a capacitação de servidores municipais em três municípios da região. O trabalho foi realizado nas cidades de Cássia, Piumhi e Delfinópolis, onde foram capacitados 187 servidores municipais. Em dezembro, será a vez de Pratápolis e Passos.

A capacitação foi ministrada pela fisioterapeuta Andréa Borges Lopes e pelo biólogo e autoridade sanitária da Prefeitura de Passos, Cácio Gonzaga Santos. Em Cássia e Delfinópolis, os servidores dos setores de urbanismo e de saúde foram capacitados em gerenciamento de resíduos de serviço de saúde e LER/DORT (lesões por reforço repetitivo realizado no trabalho).

Em Piumhi, a capacitação foi sobre o preenchimento correto das fichas do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) para agravos relacionados à saúde dos trabalhadores e esclarecimento de dúvidas sobre o tema.

Segundo Andréa Lopes, o gerenciamento dos resíduos consiste no treinamento, orientação e conscientização dos servidores quanto ao descarte correto de lixo, principalmente o resíduo hospitalar e material infectante devido à possibilidade de contaminação biológica. A capacitação em LER/DORT foi com o objetivo de orientação e prevenção de doenças ocupacionais relacionadas com os distúrbios osteomusculares.

Em dezembro, os servidores de Pratápolis serão capacitados sobre prevenção de acidentes de trabalho e os de Passos irão aprender a preencher a ficha do Sinan de LER/DORT com fisioterapeutas do Sistema Único de Saúde e unidades privadas. Pelo Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), o treinamento para esses mesmos servidores passenses será sobre tabagismo, com a psicóloga Kelly Ramos dos Santos.

As capacitações de servidores em diversas áreas é uma das ações do Cerest para a promoção da saúde dos trabalhadores. O Cerest de Passos atende 18 municípios da região, em regime pactuado.