20 NOV 2015
Verba do BDMG irá asfaltar 19 ruas de Passos

O financiamento de R$ 2 milhões que a Prefeitura está buscando no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) será empregado na pavimentação de 19 ruas na Cohab IV e bairros Nossa Senhora de Fátima, Coimbras, Colégio de Passos e Polivalente. O estudo elaborado pela Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos foi apresentado nesta sexta-feira pelo prefeito Ataíde Vilela a vereadores.

O projeto de lei que autoriza a Prefeitura a contratar o financiamento poderá ser votado em segundo turno na segunda-feira, depois da aprovação na primeira votação nesta semana.

Os 11 vereadores foram convidados para a apresentação no gabinete do prefeito, mas só compareceram o presidente da Câmara, João Batista Resende, Tia Cenira, Belinha, Nardão, Iran Parreira e José Roberto Bernardes. A secretária de Obras, Sônia Maria de Oliveira, e o engenheiro Richard Miranda fizeram a apresentação da proposta.

O prefeito explicou ter orientado à Secretaria de Obras para dar prioridade às ruas com moradores. “As ruas de terra trazem diversos problemas para as pessoas, principalmente na saúde e segurança, e dificultam o acesso da polícia, do Samu e dos bombeiros”, disse. “A pavimentação é investimento na melhora da vida dessas pessoas e também na segurança, porque é a urbanização que traz os benefícios”, acrescentou.

Os recursos são pela linha de financiamento BDMG Urbaniza e, para obtê-lo, o Município precisa cumprir uma série de condições para se habilitar ao processo de operação de crédito, que feito em seis etapas. A primeira foi a inscrição da Prefeitura, seguida da habilitação da proposta, lei autorizativa, aprovação do Tesouro Nacional, contratação do financiamento e entrega dos documentos exigidos para o primeiro desembolso do contrato. A Prefeitura de Passos está na terceira etapa, aguardando a aprovação da lei pela Câmara de Vereadores.

Segundo Ataíde Vilela, a cidade não pode deixar passar essa oportunidade de obter os R$ 2 milhões para atender pelo menos parte dos moradores que reivindicam a melhoria em suas ruas, sobretudo num momento em que as prefeituras estão com a arrecadação cada vez menor, o que inviabiliza investimentos em diversas áreas. “Se a gente pegar esse recurso, nós vamos ser salvos pelo gongo”, ressaltou.

Os vereadores concordaram com a relação de ruas que poderão ser pavimentadas, como a Rua Caratinga, no Bairro Coimbras, onde os moradores sofrem com as más condições da via há quase 50 anos. “Se essa pavimentação ocorrer, estará resolvendo um problema de 46 anos. Então, eu fico satisfeito”, disse Nardão. O presidente da Câmara também concordou com a proposta do prefeito: “Está atendendo todos os moradores que têm cobrado essas melhorias”, comentou.

Segundo a vereadora Belinha, será tentado um acordo de líderes de bancada para votar o projeto em segundo turno na segunda-feira, para que a Prefeitura consiga concluir as etapas do processo. “Vamos conversar com as lideranças para tentar votar esse projeto na segunda-feira”, disse.

As ruas que constam na lista da Secretaria de Obras são: Avenida Antônio Adão da Silva, ruas Maestro José Marciano Negrinho, Teodoro Correia Cintra, Antônio Magalhães Silveira e Conjunto Dedé Veloso, na Cohab IV; Campos Altos, Campos Elíseos e Coimbras, no Bairro Nossa Senhora de Fátima; Caratinga, Campos Gerais e Carmo do Rio Claro (Coimbras); Cuiabá (Colégio de Passos); Ceres, Araguaína e São Miguel (Jardim Planalto) e ruas Guanabara, Guatemala e Honduras, no Jardim Polivalente.