11 NOV 2015
Saúde do Homem: Novembro Azul terá pit stop em Passos

Para conscientizar os homens sobre a importância de adotar bons hábitos para a saúde e, todo ano, fazer os exames preventivos a doenças, a Secretaria Municipal de Saúde de Passos irá realizar no próximo dia 21 um pit stop em três locais da cidade. O evento foi criado em parceria com o Hospital Regional do Câncer da Santa Casa de Passos, em adesão ao Novembro Azul – a campanha nacional de estímulo à prevenção do câncer de próstata.

No pit stop, serão distribuídos impressos no semáforo da Avenida Expedicionários com Dr. João Bráulio e em frente ao terminal de ônibus circular, ambos na Praça do Rosário, e no cruzamento da Rua José Merchioratto com Avenida Otto Krakauer, próximo à Santa Casa. O horário será das 9 às 11h, no sábado, 21 de novembro.

Estarão participando representantes do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e Estratégias de Saúde da Família (ESF’s), ambos órgãos da Secretaria Municipal da Saúde, Cerest (Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador), Hospital do Câncer e da Santa Casa.

Segundo o coordenador do Nasf, Marcel Aguiar Galdino Guiraldelli, serão distribuídos aos motoristas 1.000 flyers com informações sobre a saúde do homem e orientações para que eles usem mais os serviços de saúde. Esses serviços, que são consultas e exames médicos, estão disponíveis nas unidades de ESF’s e na rede ambulatorial, de onde, após avaliação médica, o paciente será encaminhado para os exames preventivos.

O principal alvo da campanha é o câncer de próstata, que é o segundo tipo de tumor maligno mais comum entre os homens brasileiros. A faixa de risco começa aos 45 anos de idade, em homens negros com histórico familiar da doença. No entanto, as principais vítimas da anomalia são os homens acima de 50 anos de idade, com caso de câncer de próstata na família ou que possuam fatores hormonais e hábitos alimentares ruins.

A campanha do Novembro Azul em Passos também irá alertar os motoristas sobre a violência entre os homens, conforme orientações da Secretaria de Estado de Saúde. Mais de 500 mil pessoas morrem por violência todo ano, sendo os homens as principais vítimas, segundo a secretaria. Agressões físicas, homicídios, suicídios e acidentes de trânsito são as causas mais frequentes.

Os dados mostram que, em Minas Gerais, dos homens de 15 a 39 anos falecidos em 2013, 89% foram vitimados por algum tipo de causa externa, conforme mencionado anteriormente.

“Além disso, o público masculino apresenta maior exposição às situações de risco para saúde, como: consumo de cigarro, álcool e drogas ilícitas, má alimentação, e pratica de atividade física irregular”, diz a secretaria.