A Escola Municipal Professora Jalile Barbosa Calixto venceu a etapa sudeste do Torneio Brasil de Robótica (TBR), que foi realizado na cidade de Santos em outubro. A equipe Lego Dream apresentou o projeto de um fogão que funciona à luz solar e recebeu nota máxima nos quesitos mérito científico, tecnologia em engenharia, organização e metodologia e performance do robô.
De acordo com a diretora da escola, Rosemeire Assis Lobato Borges, a Lego Dream foi uma das quatro equipes que representaram a Jalile no torneio. As outras três são Pikachu, Pequeninos de Aço e Robotic Steps. Elas se classificaram durante a fase local do Torneio Brasil de Robótica, realizada na própria escola.
“Eles desenvolveram um projeto sobre fontes de energia, que era a temática do torneio. Os alunos tinham que apresentar soluções inovadoras para os problemas relacionados à energia e sobre as mais variadas fontes de energia”, explica Rosemeire.
Na fase sudeste, as equipes da Jalile Calixto concorreram com escolas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A Lego Dream ainda recebeu uma menção honrosa dos jurados pela apresentação do trabalho.
O trabalho foi desenvolvido sob a orientação da professora Dulce Helena Alves. Para construir o fogão à luz solar, a equipe usou materiais recicláveis, como caixas de leite, papelão, lata de tinta vazia e jornal. O protótipo foi testado pelos alunos, que cozinharam macarrão, fizeram molho, lasanha de berinjela e até suspiros. A temperatura atingiu 190 graus Celsius.
A Lego Dream também fez um trabalho escrito, que, segundo a diretora, não deixa nada a desejar em comparação a um trabalho de conclusão de curso, “que assusta tanto os estudantes universitários”.
Depois dessa conquista regional, a Escola Jalile está se preparando para etapa nacional do TBR com três equipes classificadas e para um dos principais torneios de robótica do mundo, o FLL (First Lego League), que é realizado pela própria Lego e vale classificação para a etapa nacional. “A classificação nacional e internacional para esse torneio é um sonho para qualquer equipe de robótica”, comenta a professora Elisabete Pires, responsável pelo projeto na escola e mentora de outra equipe campeã, a Robótic Steps.
A escola Jalile Barbosa Calixto já participou de vários torneios de robótica em diversas cidades do Brasil, tendo conquistado os primeiros lugares, como ocorreu em 2015, na etapa sulmineira do Torneio Mineiro de Robótica, quando ganhou o troféu “Tecnologia e Engenharia”, e neste ano, em setembro, com o terceiro lugar na etapa estadual da Olimpíada Brasil Robótica, realizada em São João Del Rey.
A Jalile Calixto desenvolve o ensino fundamental com o emprego do Lego, que está inserido no programa curricular da rede municipal de ensino, em cumprimento ao um projeto pedagógico da Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Todos os professores de todas as disciplinas estão tendo treinamento para incrementar as aulas curriculares do 6º ao 9º ano, além da assessoria específica para os torneios que os alunos recebem de técnicos e juízes dos principais torneios de robótica de Minas Gerais e do Brasil.