O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro Penha iniciou um ciclo de palestras sobre “Família e Escola” nas escolas de Passos para estimular a participação dos pais nas atividades educativas dos filhos. A primeira palestra foi realizada na Escola Municipal Professor Silas Roberto Figueiredo (Cohab IV), seguida da Escola Municipal Professora Amélia Jabace. O trabalho irá prosseguir em outras escolas municipais.
O público-alvo das palestras são aquelas pessoas que recebem algum tipo de atendimento não-continuado do Cras, ou seja, que não participam dos grupos de convivência da instituição, como o grupo de Mulheres, Idosos e Artesanato. A palestrante a assistente social Andréia Magalhães, que é coordenadora desses grupos de convivência e também do atendimento ao público não-continuado na unidade.
O tema “Família e Escola” foi desenvolvido pela assistente social a partir do conceito de família, desde a antiguidade até a modernidade, destacando a importância dessa instituição para a educação dos filhos e sua participação na vida escolar deles. “Não existe família ideal, mas um modelo pré-determinado”, disse Andréia Magalhães, acrescentando que existem os direitos e deveres legais da família sobre os filhos.
A palestrante falou também sobre o Cras e o trabalho da assistência social municipal, bem como do órgão voltado aos interesses das crianças e adolescentes, como (Conselho Tutelar) e a importância da presença da família na escola, com os pais acompanhando o desempenho dos alunos.
A palestra na escola Amélia Jabace acontece na última terça-feira (27), para 80 alunos.