Com a finalidade de disputar e conquistar os primeiros lugares numa competição interestadual de robótica, a Escola Municipal Professora Jalile Barbosa Calixto, de Passos, promoveu nesta semana a etapa local do Torneio Brasil de Robótica 2015. Foram nove equipes de alunos realizando diversas tarefas com robôs que eles mesmos criaram com módulos Lego. Dentre as equipes participantes, duas seriam classificadas para a disputa regional, o Aberto Sudeste, que será realizado em Santos (SP) em dezembro.
Por terem alcançado as duas maiores médias do torneio local, foram classificadas as equipes Lego Dream (1º lugar) e Pikachu (2º). A terceira colocada, Pequeninos de Aço, ficou na repescagem, mas a diretora da escola, Rosemeire Lobato, afirmou que irá se empenhar para levá-la também para Santos.
Se isso ocorrer, a “Jalile Barbosa” terá quatro grupos disputando o Aberto Sudeste, porque a principal equipe da escola, a Robotic Steps, que se destacou em outras competições estaduais, já estava classificada por ter conquistado o terceiro lugar na Olimpíada Brasil Robótica, etapa estadual realizada em São João Del Rey em setembro.
Ainda valendo classificação para o Aberto Sudeste, será realizado um torneio municipal de robótica em dezembro. A competição será entre alunos das escolas que desenvolvem atividades com o Lego Education, módulos de montagem adquiridos pela Prefeitura de Passos para contribuir com a melhoria da qualidade de ensino nas escolas municipais e com o desempenho dos alunos.
“A gente está impressionada com os resultados, com a transformação dos alunos. A escola inteira está envolvida no projeto”, ressalta a representante da Lego Educacion no Sul de Minas Gerais e coordenadora do torneio, Rosa Maria Costa. Segundo ela, o sistema começou com apenas uma equipe em Passos e agora já são nove, com 100 alunos participantes. “Esse investimento feito por Passos é o único em Minas Gerais. Tivemos projetos similares somente em Curitiba (PR), Salvador (BA) e Manaus (AM)”, elogia.
Com o torneio municipal, as demais equipes da Jalile ainda terão chances de conseguir vagas para o “Aberto” em Santos. As demais equipes que disputaram a etapa do Torneio Brasil são Power Rangers, Power Bots, Robocop, Robotic Station e Cúmplices de um Robô. A Robotic Steps participou apenas na pesquisa de soluções, porque estava previamente classificada.
As equipes realizaram os trabalhos em quatro etapas com o desafio de encontrarem soluções para o problema de energia: Mérito científico, Organização e método, Tecnologia e engenharia e Missões. Cada uma delas valeu 500 pontos. A média da pontuação definiu a colocação de cada equipe. As avaliações seriam entregues às equipes para que cada uma verificasse em quê precisam melhorar.
A competição foi realizada na quadra da escola, onde foi montada a mesa para o cumprimento das missões pelos robôs e estandes para a apresentação dos trabalhos de pesquisa de soluções para energia. A equipe Lego Dream (primeiro lugar geral) fez um projeto de fogão à luz solar. A Pikachu desenvolveu um sistema para aquecimento sustentável de marmitas, enquanto a Pequeninos de Aço criou um sistema autônomo de geração de energia.