Com implantação da tarifa social, famílias de baixa renda poderão ter desconto de até 40% nas tarifas de água e esgoto.
O prefeito Ataíde Vilela recebeu nessa segunda feira (14) membros da Arsae-MG, Agência Reguladora de Água e Esgoto de Minas Gerais, do SAAE, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Passos e da Copasa. O novo diretor da Arsae-MG, Gustavo Gastão Cardoso, visitou o prefeito para se apresentar como novo gestor do órgão e falar sobre os investimentos que estão por vir, além de fazer uma avaliação do trabalho desenvolvido nos últimos anos e da perspectiva de evolução da autarquia na cidade. Na oportunidade o prefeito Ataíde Vilela disse que pretende implantar no município a tarifa social para beneficiar famílias de baixa renda.
Este pedido do prefeito Ataíde vai fazer com que as famílias inscritas no Cad Único ou em Programas como o Bolsa Família, tenham uma redução de até 40% nas tarifas de água e esgoto, gerando uma economia significativa para estas famílias. “Sempre me preocupei em reduzir tarifas para os mais carentes, tanto que no passado retirei a Taxa de Iluminação Pública de toda a cidade e hoje temos a oportunidade de mais uma vez ajudar as famílias de baixa renda implantando a Tarifa Social. Quem ganha menos paga menos e isso fará com que sobre dinheiro no bolso do trabalhador” disse Ataíde.
O Diretor da Arsae revelou que no início do próximo ano haverá uma audiência pública com o objetivo de determinar novos investimentos para o SAAE de Passos e que a participação da comunidade será efetiva para este processo. Gustavo Gastão ainda adiantou que a implantação da tarifa social pedida pelo prefeito Ataíde se dará logo após esta audiência que será realizada no início de 2016. Segundo Gustavo Gastão, há uma preocupação da Arsae em estar mais próxima do Saae e Copasa das diversas cidades mineiras, a fim de dar todo o suporte para investimentos, identificar as dificuldades e buscar mecanismos de ajuda através da agência reguladora, para assim, manter a qualidade dos serviços prestados.
Avaliação
Gastão disse que o Saae de Passos é um dos mais eficientes regulados pela Arsae no estado de Minas. Ele disse que o custo operacional da unidade de Passos é muito baixo, com pessoal reduzido e exerce seu papel com total eficiência, porém, ressaltou que são necessários constantes investimentos para melhorar ainda mais a prestação dos serviços, e que a agência reguladora vai colaborar para que este serviço seja cada dia mais satisfatório.