08 SET 2015
Passos celebra 193 anos de independência com desfile

Passos comemorou os 193 anos de independência do Brasil com o tradicional desfile cívico-militar no Centro da cidade. Neste ano, participaram do desfile 28 entidades, entre escolas municipais e estaduais, clubes de serviço e Organizações governamentais e não governamentais. Antes do início a banda de música do 12º Batalhão da Policia Militar executava canções populares que eram acompanhadas pelos presentes. O Tiro de Guerra foi o responsável pela Guarda-Bandeira e também abriu o desfile. O povo lotou as arquibancadas e o entorno do local do desfile, que teve início exatamente às 8 horas com a formação da frente de honra e entrada das bandeiras.

As entidades desfilaram a partir da Praça Geraldo da Silva Maia, desceram pela rua Cel. Neca Medeiros e encerraram o desfile no cruzamento da rua Presidente Antonio Carlos com a rua Bernardino Vieira. As organizações militares como Tiro de Guerra, Policia Militar, Policia Civil, e Corpo de Bombeiros, desfilaram com seus efetivos, armas e viaturas, as escolas arrancaram aplausos com suas fanfarras e coreografias.

Um dos destaques do desfile foi o Clube do Carro Antigo de Passos, cujos membros mostraram ao público carros das décadas de 30, 40, 50 que ainda estão em excelente estado de conservação, trazendo muitas recordações público presente.

Ao som do Hino Nacional foram hasteadas as bandeiras do Brasil, pelo prefeito Ataíde Vilela, a de Minas pelo Presidente da Câmara Municipal de Passos, Vereador João Batista Resende e a do estado de Minas Gerais pelo comandante do 12º Batalha da polícia Militar tenente Coronel Leander Tostes, logo Após, o hino a Passos foi executado pela mesma banda.

Em seu pronunciamento, o prefeito Ataíde Vilela ressaltou a importância da união de todos para superar os tempos difíceis no país Ele afirmou que embora as verbas destinadas às prefeituras estejam cada vez menores por parte dos governos estadual e federal e apesar da crise, Passos tem usado a criatividade aliada a muito trabalho para continuar realizando o trabalho necessário. Ataíde também falou do investimento na segurança e nas parcerias com as policias civil e militar que fez com que os números da criminalidade tivessem uma queda acentuada. “Estamos trabalhando com uma agenda de resultados positivos que tem como objetivo o atendimento das principais reivindicações do povo. Nosso gabinete está aberto a todos que querem junto conosco buscar soluções para tudo que for de interesse da nossa cidade” disse.

O desfile foi tranquilo. Não houve protestos de nenhuma espécie no desfile e segundo a Policia Militar nenhuma ocorrência foi registrada no local.

Tradicionalmente Passos apresenta dois desfiles anuais, o do dia 14 de maio em comemorações ao aniversário da cidade e o do dia 7 de setembro, independência do Brasil.