Dois gerentes do Grupo Nipônica, de concessionárias da Toyota, visitaram o prefeito Ataíde Vilela na terça-feira. O motivo da visita é a instalação da empresa em Passos, que deve ser concretizada em breve, segundo afirmaram o gerente geral do grupo, Alex Antoniassi, e a gerente comercial do grupo em Poços de Caldas, Tatiana Abrão. Na conversa com os empresários, Ataíde destacou o potencial econômico de Passos e o interesse da Prefeitura em dar condições para o investimento empresarial no município.
A reunião ocorrida no gabinete do prefeito teve as participações do secretário municipal de Planejamento, Wanilton Chagas Cardoso, e do empresário do ramo de veículos José Orlando Gersanti Freire, que está auxiliando o Grupo Nipônica a escolher um local para a instalação da concessionária.
Segundo Antoniassi, a vinda da Toyota para Passos está perto de se realizar, sendo que alguns imóveis já interessam à empresa. Na próxima semana, ele voltará à cidade com seus diretores para decidirem onde irão montar a concessionária. “A vinda do nosso grupo para Passos será para agregar, por sermos concessionários da Toyota, temos que ser muito sérios”, disse, frisando o nível de exigência da montadora japonesa quanto à satisfação dos clientes.
O prefeito deu as boas vindas ao Grupo Nipônica e afirmou que a escolha de Passos é acertada, ante à infraestrutura e ao potencial econômico da cidade, que criam condições favoráveis para investimento de grandes empresas. “Passos é referência em saúde e educação. Temos a Santa Casa, que é um hospital regional, em breve teremos as faculdades de medicina, o Ifsuldeminas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais) oferece vários cursos técnicos e até superiores. Temos também duas importantes rodovias: a MG-050 e a BR-146, que está em obras e irá facilitar a ligação com a região de Poços de Caldas”, disse.
A concessionária de Passos fará parte da área de Poços de Caldas e irá funcionar integralmente, com vendas e pós-vendas, isto é, os serviços de assistência técnica. Essa vinda da empresa irá representar um acréscimo de participação da marca no mercado de veículos novos em Passos, passando de 1,5% para 7%, de acordo com estimativas da Nipônica.
As vendas também irão influenciar, positivamente, a arrecadação municipal, porque os carros novos passarão a ser emplacados na cidade, gerando o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), do qual 50% ficam no município.
A concessionária de Passos será a sexta do Grupo Nipônica, que já explora os mercado de Limeira e Rio Claro, no estado de São Paulo, Pouso Alegre, Varginha e Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais.