A Prefeitura de Passos, por meio do Núcleo de Zoonoses da Secretária Municipal de Saúde, contratou uma empresa para prestação de serviços de mapeamento aéreo através de drones, para identificar focos aéreos como: caixas d’águas sem tampa, calhas, marquises entre outros, que os Agentes de Combate a Endemias têm dificuldades de acessar e eliminar os focos.
Os drones são capazes não só de identificar os focos mas também realizar o lançamento de uma pastilha de biolarvicida altamente eficiente que pode perdurar até 6 meses a ação deste produto no depósito que contém água parada. Outra vantagem do serviço é em relação aos imóveis que se encontram fechados ou sem moradores e a acessibilidade a terrenos íngremes tornando a ação mais efetiva no controle e combate ao mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus no município.
Os drones já começaram a agir na última terça-feira, dia 25, nos bairros Jardim Aclimação e Centro, por apresentarem um alto índice de casas fechadas, e Santa Luzia e Recanto da Harmonia, por apresentarem um resultado de médio risco com índice 2,6% de acordo com o último resultado do 2º LIRaa de 2024, abrangendo uma área total de 200 hectares.
De acordo com o Diretor de Saúde Coletiva, a chegada dos equipamentos é de suma importância para conter e eliminar os criadoros de larvas do mosquito Aedes Aegypti e combater a propagação deste mosquito em Passos. Contudo, é muito importante tomar medidas preventivas para evitar a proliferação da doença e vencer esta guerra contra o mosquito.
É orientado ainda, para que durante o intervalo das visitas do agente, que é de, aproximadamente, quarenta e cinco dias, a população adote uma estratégia, de vigilância, realizando uma inspeção semanal em sua casa por 10 minutos, eliminando ou virando as vasilhas e pratos de plantas, limpando piscinas, calhas e tubulações de escoamento de água, lajes ou qualquer outro recipiente que possa acumular água.