As equipes da categoria sub-17 de basquete e futsal (masculino e feminino) e handebol (masculino) da Prefeitura de Passos vão disputar a fase final dos Jogos da Juventude (Joju), que será realizada em Poços de Caldas a partir desta quarta-feira. A competição é organizada pela Associação Esportiva dos Municípios do Sudoeste de Minas Gerais (Assesmig), que é sediada em Passos. Ao todo a delegação passense é composta por 75 pessoas, entre atletas, comissão técnica e chefe de delegação.
A participação de Passos no Joju é resultado do incentivo da Prefeitura no esporte para a juventude, através do Departamento de Esporte e Lazer. Só em alimentação e transporte, o investimento é da ordem de R$ 12 mil.
“A expectativa é de representarmos bem o nosso município. Sabemos da qualidade dos nossos garotos e do trabalho dos professores. Tenho certeza que teremos um ótimo desempenho”, disse o diretor de Esportes da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) da Prefeitura, Victório Martelli. “Agradeço o apoio da nossa secretária Pilar (Aparecida Lemos Faria) e do prefeito Ataíde Vilela, que não mediu esforço para que nossas equipes viajassem” completou o diretor.
A finalidade da criação do Joju é a formação da base das equipes dos municípios para a disputa dos Jogos de Minas, pois não havia ''peças'' de reposição e sempre os mesmos atletas participavam dessa competição. Por outro lado, os atletas mais novos tinham poucas chances de integrar as equipes de suas cidades. Com o Joju, os atletas nascidos no município, os "pratas da casa", passaram a ser mais valorizados.
Os Jogos da Juventude são disputados por atletas de 14 a 17 anos nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, judô, natação e voleibol, nos naipes feminino e masculino.
Veja abaixo a tabela de jogos das equipes de Passos na fase final:
Handebol Masculino:
Grupo 2 – Passos, Baependi, São Lourenço e Guaxupé.
Jogos:
Quarta-feira – 15 de julho
15:15 – São Lourenço x Passos
Quinta- feira – 16 de julho
16:30 – Baependi x Passos
Sexta-feira – 17 de julho
15:15 – Passos x Guaxupé
Futsal Feminino:
Grupo 2 – Passos, Varginha, Guaxupé e Itanhandú
Jogos:
Quarta-feira – 15 de julho
08:30 – Passos x Guaxupé
*A tabela do futsal feminino é dirigida, onde na sequencia os vencedores enfrentam os perdedores dos outros jogos
Futsal Masculino:
Grupo 2 – Passos, Caxambú, Pimhi e São Lourenço.
Jogos:
Quarta-feira – 15 de julho
15:15 – Passos x Piumhi
*A tabela do futsal masculino é dirigida, onde na sequencia os vencedores enfrentam os perdedores dos outros jogos.
Basquete Feminino:
Grupo 2 – Passos, Poços de Caldas, Varginha e Guaxupé
Quarta-feira – 15 de julho
11:30 – Varginha x Passos
Quinta- feira – 16 de julho
13:00 – Poços de Caldas x Passos
Sexta-feira – 17 de julho
11:30 – Passos x Guaxupé
Basquete Masculino:
Grupo 2 – Passos, Guaxupé, São Lourenço e Poços de Caldas
Quarta-feira – 15 de julho
17:30 – São Lourenço x Passos
Quinta- feira – 16 de julho
17:30 – Guaxupé x Passos
Sexta-feira – 17 de julho
19:00 – Passos x Poços de Caldas
As finais acontecem nos dias 18 e 19 de julho. A tabela completa com a relação dos jogos de todas as equipes estão no site www.assesmig.org.br.