08 ABR 2024
Inauguração nova sede do SAAE
Cerca de 500 pessoas participam da inauguração da sede do SAAE

A inauguração da sede administrativa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Passos, denominada Edson Athanasio dos Santos ‘Edinho do SAAE’, realizada na tarde nesta quinta-feira, 4 de abril, contou a presença de cerca de 500 pessoas, segundo estimativas dos organizadores. O prédio, com estrutura moderna e sustentável foi construído com recursos próprios no valor de R$4,4 milhões.

Depois de 63 anos a autarquia tem enfim uma sede própria. Após todos estes anos pagando aluguel, que atualmente é de R$ 11 mil, o SAAE entrega à população e aos seus servidores uma sede própria. É uma obra moderna de 1.427,96 m² de área construída, erguida em um terreno com 2.060,07 m², localizado na Avenida José Caetano de Andrade, esquina com a Rua Quinca Lúcio, no bairro São Francisco.

Com duração de 1 ano, 8 meses e 8 dias, a obra teve início com a ordem de serviço dada no dia 27 de julho de 2022. A empresa responsável pela execução, vencedora do processo licitatório foi a Construtora e Incorporadora Martins. Ao todo, em torno de 60 pessoas trabalharam na obra, desde funcionários da empresa licitada, empresas terceirizadas para serviços especializados e outros prestadores de serviços, além dos servidores do SAAE que participaram.

O novo prédio é preparado para atender às necessidades de uso para os próximos 30 anos e tem uma grande preocupação com a sustentabilidade. É um prédio com arquitetura moderna, com dois pisos, e tem área de 400 m2 para o almoxarifado, com toda a estrutura para ampliação futura de mais dois pavimentos verticais.

Na sede Edinho do SAAE foram instalados painéis fotovoltaicos para geração de energia através da incidência solar. Essa geração será importante para complementação da energia elétrica utilizada no local e para o carregamento do carro elétrico adquirido para compor a frota de veículos da autarquia.

O veículo JAC Motors, modelo ESJ-1 que é 100% elétrico foi adquirido por R$132 mil, já incluso o carregador de energia. O carro tem 62 cavalos de potência e autonomia de 300 KM. É um veículo automático e tem o custo de R$ 5,34 a cada 100Km rodados. Faz 0-100 em 10,7 segundos, com zero poluição.

Também foi entregue uma retroescavadeira que foi adquirida por R$ 477.700,00, tendo sido um processo de licitação considerado rápido e exitoso, pois teve início em 1º de fevereiro de 2024 e término em 12 de março de 2024. O veículo chegou em Passos na manhã de quarta-feira, 3 de abril.

Para os clientes que dependem de transporte público, o SAAE informou que o Departamento de Trânsito e a CAF Transportes disponibilizaram uma linha que sairá do Terminal Zé da Beca com destino à sede.