Aconteceu na última terça-feira (23), no salão social do Centro Recreativo dos Servidores Municipais de Passos (Crasem), a entrega de 92 diplomas da 20ª turma dos cursos para beneficiários do Programa Bolsa Família em Passos. Com 108 horas de duração, os cursos foram realizados no Centro de Formação Técnica do Programa Bolsa Família, recém construído pela Prefeitura no Jardim Nossa Senhora de Lourdes, região do Bairro Coimbras. No final do evento, os formandos e convidados experimentaram os salgadinhos feitos pelos alunos de culinária.
Os 44 alunos de culinária e 48 de cabeleireiro receberam os certificados das mãos do prefeito Ataíde Vilela, da secretária de Assistência Social, Aline Gomes Macedo , da coordenadora municipal do Bolsa Família, Débora Nunes Batista, dos instrutores Agnaldo Cardoso Júnior e Carmem Lúcia Cardoso Marques, e da vereadora Tia Cenira.
Segundo o prefeito Ataíde Vilela, é muito importante para os beneficiários o ingresso e a conclusão do curso, já que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. “Sem dúvida, é muito importante porque são famílias que necessitam desse apoio e a Prefeitura vem cumprindo com esse objetivo de apoiar a essas famílias, dar para elas uma oportunidade na qualificação. Esses cursos são bem colocados, são bem preparados, e o aprendizado é muito bom e as pessoas que fazem esses cursos têm se dado muito bem no mercado de trabalho”, afirmou.
O prefeito ainda ressalta que já foi feito o pedido à secretária para a ampliação da oferta de cursos, para que mais pessoas possam se interessar em se qualificar em outros ramos de atividades do mercado de trabalho. “Já pedi à secretária que busque novos cursos, como por exemplo na construção civil, dando oportunidade para que mais pessoas se formem nessa área, que é uma das áreas que mais absorvem mão de obra”, completou.
A secretária de Assistência Social, Aline Gomes Macedo, se diz muito feliz com o resultado, onde mais de 90 beneficiários do programa poderão ingressar, qualificados profissionalmente, no mercado de trabalho. “É uma alegria para a gente da Prefeitura ver a finalização desse nosso trabalho, que foram os cursos de cabelereiro e culinária oferecidos para os beneficiários do BolsaFamilia. Tivemos 92 formandos. Estamos muito satisfeitos e agora esperamos, realmente, que tudo que eles tenham aprendido eles possam levar para a vida deles e melhor a vida socioeconômica de cada família”, disse.
Lorrayne Monique de Pádua Silva, de 15 anos, concluiu o curso de cabeleireiro. Ela comenta que adorou as aulas e tem vontade de seguir na profissão e quem sabe um dia abrir seu próprio salão. “Eu gostei muito. Eu gosto de mexer em cabelos. Minha tia me falou que tinha o curso, aí eu fui e me inscrevi. Eu acheio muito bom, um pouco porque eu saí de minha casa e também aprendi muitas coisas lá. Quem sabe um dia eu possa abrir meu próprio salão”, disse.
Já para Rhanya Karolaine de Pádua Silva, de apenas 13 anos, a oportunidade veio através de sua irmã. Ela disse que aproveitou para também aprender a arte de cortar e fazer penteados. “Minha irmã veio me contar, eu ficava em casa, aí ela me chamou para eu ir com ela e eu adorei. A gente aprende muitas coisas. Já tô com vontade de pegar meu diploma e começar a trabalhar”, disse a jovem.
Depois da cerimônia, foi servido aos presentes salgadinhos feitos pelos formandos do curso de culinária. A textura, o sabor e a aparência de coxinhas, quibes, esfirras, empadas e alguns salgados feitos especialmente para a formatura foram apreciados e muito elogiados pelos presentes ao evento.
Outros beneficiários do Bolsa Família que desejam aprender uma profissão poderão se inscrever para participar dos próximos cursos, cujas inscrições se encontram abertas até 10 de julho. São mais 30 vagas para o curso de culinária e 30, para cabeleireiro. Os interessados devem procurar o Cras mais próximo de sua residência ou a sede do Bolsa Família.
SEGUE ABAIXO OS ENDEREÇOS PARA NOVA INSCRIÇÃO:
BOLSA FAMÍLIA: Rua Três de Maio, 151 - Centro, Tel 3522-7324
CRAS PENHA: Rua Pitangui, nº, 33, COHAB II (Penha), Tel: 3526-7900
CRAS SANTA LUZIA: Rua Pará, nº 750, Bairro Santa Luzia, Tel: 3522-3838
CRAS NOVO HORIZONTE: Rua Jangada, nº 82, Bairro Novo Horizonte, Tel: 3522-7842
CRAS SÃO FRANCISCO: Rua São Francisco de Assis, nº,14, Bairro São Francisco, Tel: 3522-7178
CRAS COIMBRAS: Rua: Pratápolis, 1.105, Bairro Coimbras, tel: 3526 – 5126.