Iniciada em Janeiro de 2023 pela Prefeitura de Passos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento (SEMAB) em parceria com a Associação AAção Reciclagem, a coleta seletiva atinge a inédita média mensal de 100 toneladas, resultado importante para o meio ambiente e saúde. No período de Janeiro2023 a Outubro 2023 foram recolhidos 887.430,47 quilos de materiais, dos quais foi possível realizar o aproveitamento econômico de 842.467,37 quilos de recicláveis e descartes de 44.963,10 em rejeitos.
A implantação da coleta seletiva em Passos foi através do Edital de Chamamento Público nº O12/2022SEMAB, o que possibilitou a celebração de parceria com a Associação AAção Reciclagem, entidade responsável pela coleta e triagem de materiais recicláveis, junto a sociedade passense desde o ano de 2018.
A coleta seletiva atualmente tem gerado 50 empregos direto e a prefeitura fez ainda o repasse de três caminhões novos, que somaram aos três caminhões que a AAção Reciclagem já possuía. Estão sendo coletados cerca de 100 toneladas por mês e a tendência é que haja aumento e isso é extremamente positivo, pois será uma quantidade a menos no aterro sanitário, contribuindo ainda para geração de renda.
Tem se destacado na coleta seletiva os bairros Novo Mundo, Muarama, Eldorado, Jardim Panorama, Vila Rica, Condomínio das Nações, Condomínio Vale Verde e Centro da cidade, este destaque se deve ao fato da coleta seletiva ter começado no ano de 2018, 2019 ou 2020, por iniciativa de moradores. A coleta seletiva é realizada em Passos, respeitando as ações já existentes dos catadores autônomos de recicláveis, cooperativas e sucateiros.
Com relação à rota, a Prefeitura utiliza a mesma roteirização da coleta de lixo, porém coletando em dias que não tem coleta de lixo.
Os materiais a serem separados pela população e disponibilizados para recolhimento, são: papel, plástico, metal e vidro, os moradores podem colocar todos estes materiais juntos, na unidade de triagem é feita a separação visando agregar valor.
O material reciclado é comercializado e o recurso arrecadado é todo utilizado na manutenção da coleta seletiva e realização de ações sociais (doação de cestas básicas).