A Prefeitura de Passos, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Urbanos, retirou do Córrego São Francisco cinco caminhões de entulho e mato que se forma nas laterais da canalização. Cada caminhão tem capacidade de 12 metros cúbicos de material, portanto foram retirados 60 m3, melhorando as condições do local. O serviço foi realizado por 15 profissionais, no período de quatro dias, pela extensão de 4 quilômetros do córrego.
Esse serviço é feito uma vez por ano no período de estiagem, pois desta forma o córrego está mais seco. Quando o nível de água do córrego abaixa, os profissionais conseguem entrar e fazer a limpeza. Para realizar o serviço, os funcionários fazem capina dentro do córrego, arrancam o mato mais alto, recolhem o entulho e o lixo para formar um monte. Após esse trabalho, o caminhão guindaste retira o monte e joga dentro do caminhão trucado.
Essa iniciativa diminui os riscos de enchentes no período chuvoso. Durante o serviço de limpeza, todos os tipos de resíduos são recolhidos no leito do córrego, como restos de construção, móveis velhos, eletrodomésticos, brinquedos, garrafas e outros. A Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Urbanos ressalta que jogar lixo nos leitos de córregos e rios prejudica o meio ambiente e a vida dos cidadãos, pois boa parte dos resíduos não é carregada pela correnteza e estes materiais ficam presos às margens, diminuindo a vazão das águas e provocando cheias.