Cerca de 60 alunos que participam das atividades de contraturno da Escola Municipal Professora Jalile Barbosa Calixto iniciaram nesta segunda-feira a “1ª Mostra de Arte dos Alunos do Projeto Período Integral”. A mostra, também denominada “OstentAção – A arte com sustentabilidade”, está ocorrendo no hall de entrada da Casa da Cultura até 29 de maio, das 8 às 11h e das 13 às 17h. Depois do evento, os produtos estarão disponíveis para venda.
“Todos os trabalhos foram produzidos durante as oficinas de arte que eles têm no contraturno escolar”, disse a diretora Rosemeire Lobato. A coordenadora pedagógica das atividades da escola de tempo integral da Jalile Calixto da oficina artística, Margarida Venturini, conta que a matéria prima usada na produção é toda de recicláveis.
“Todo material que você pode observar aqui a gente ganha em depósitos de materiais”, disse, apontando um modelo de “sala sustentável”, com mesinha central feita de ferragem reaproveitada e tampo em mosaico de pastilhas de revestimento, puffs de pneu, “armário” feito de caixas de madeira de frutas e vários objetos de ornamentação.
Segundo Rosemeire, depois da exposição, os objetos estarão à venda e o dinheiro arrecadado irá para a compra de tinta e outros materiais de produção de arte e artesanato. O dinheiro também poderá ser usado para pagar a viagem que os estudantes desejam fazer a Ribeirão Preto (SP), em junho, para visitar a Feira do Livro.
Um dos participantes da “Mostra”, Leonardo Andrade de Souza, da 7ª série, não vê a hora de ir à feira, em Ribeirão Preto. Segundo ele, será bom para o aprendizado, como o são as atividades de contraturno. “É para que a gente possa conhecer coisas novas, os livros, ver coisas diferentes”, disse.
Igor Bernardes da Silva, da 8ª série, também quer ir ao evento literário, que, segundo ele, será mais uma boa experiência para quem participa da escola de tempo integral. O aluno aproveita para falar dos benefícios das atividades desenvolvidas quando ele e os colegas não estão em horário de aula. “É muito bom, porque ensina muita coisa e tira a gente da rua”, avaliou.
Segundo Rosemeire Lobato, a escola de tempo integral na Escola Jalile Barbosa Calixto, pelo projeto Mais Educação, desenvolvido pela Prefeitura de Passos, vem dando bons resultados. “Na escola, os alunos que participam do projeto melhoraram desde o início, na sala de aula e eles mesmos, como seres humanos”, afirmou.