18 MAI 2023
PMP inaugura CAPS infanto juvenil que deverá atender mais de 500 pacientes ao mês

A Prefeitura de Passos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na manhã desta sexta-feira, 19, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil “João Vitor Freitas Santos, o Freitinhas”, o CAPS i, na Avenida Otto Krakauer, próximo à Santa Casa de Passos. O equipamento de saúde, que faz parte da rede de atenção à saúde mental deverá atender, em média, 500 pacientes ao mês.
De acordo com a coordenadora da unidade, Tânia Carneiro, o atendimento vai ser das 7h às 17h, e os atendimentos já vão começar na segunda-feira, 22. “A porta de entrada dos atendimentos será pela rede de atenção primária de saúde, os Estratégias de Saúde da Família (ESF’s), mais popularmente conhecidos como postinhos ou PSF’s. Em casos extremamente graves os familiares poderão vir diretamente ao CAPS i para que recebam atendimento”, disse Tânia.
No Centro a criança ou adolescente terá o acolhimento inicial, realizado por um profissional de nível superior. “A equipe é multidisciplinar, composta por 15 profissionais que vão encaminhar aqui dentro do CAPS i qual a atividade que será feita por este paciente. Este usuário do serviço pode ficar por um ou dois períodos, realizar oficinas ou participar de grupos terapêuticos. Também tem o acompanhamento psiquiátrico e até mesmo intervenção com medicações”, explicou a coordenadora.
Para os pacientes no intensivo, o dia todo, receberão alimentação, sendo café da manhã, marmitex para almoço e café da tarde.
Cerca de 100 pessoas participaram da inauguração. Compuseram a tribuna de honra o Prefeito Diego Oliveira, a primeira-dama do município, Taiane Esper Conde Lemos, o Promotor de Justiça, Eder da Silva Capute, a Superintendente de Estado de Saúde, Kátia Rita Gonçalves, a Presidente da Câmara de Passos, Aline Gomes Macedo, a Assessora Acadêmica da Faculdade Atenas, Vanessa Luiza Queiroz, o Pastor Evangélico, Leandro San Julião, a Apoio Institucional para a realização do CAPS i, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Priscila Soares Corrêa Faria e os pais de Freitinhas, Bruno dos Santos Silva e Paula Fabiana Tavares Freitas Santos – servidora municipal da área da saúde.
Dentre os presentes estavam os vereadores Maurício Antonio Silva, Alex de Paula Bueno, João Serapião, Francisco Sena e Luis Carlos do Souto Junior.
O nome dado ao CAPS i foi uma sugestão do vereador Maurício Antonio Silva e aprovado por todos os outros 10 vereadores. Em sua justificativa, o parlamentar informou que Freitinhas nasceu em 21/01/2004 e faleceu em 17/08/2021 com 17 anos, sendo um jovem inteligente, com muitos planos para o futuro, mas que foi vítima da depressão.
O Promotor de Justiça, Eder da Silva Capute, em sua fala salientou que a única função do homem público é cuidar das pessoas. “Estamos vendo aqui hoje, toda essa estrutura, na verdade é um instrumento que o município vai usar para cuidar das pessoas. E é a função do prefeito, dos vereadores, dos secretários, do promotor de justiça, do juiz, ou seja, todos os funcionários públicos, de uma maneira geral. Quero dizer para o prefeito Diego e muito dentro das funções do Ministério Público, que nessa oportunidade, eu estou dando lá um check na minha lista de chateações para os gestores. Esta era uma carência para Passos. Quando na campanha o candidato Diego levantou esta questão, eu fiquei atento. Ao assumir ele voltou a falar do assunto e agora estamos aqui inaugurando. O próximo deverá ser o CAPS 3”, sugeriu.
Diego Oliveira fez os presentes se emocionarem ao dizer que este é um grande marco para a cidade. “Só Deus sabe o que passamos para chegar até aqui hoje. Dizer que é um momento ímpar na nossa história. Como disse a Presidente da Câmara, Aline, passar 165 anos e hoje ter o privilégio de inaugurar um Centro para atendimento deste sem dúvidas, mexe muito com a gente. Agradecer esta equipe multidisciplinar. Vamos dar oportunidade de atender com excelência crianças e adolescentes que passam por questões de saúde mental. Estamos em busca de recursos para o CAPS 3. Quero ainda aqui agradecer a parceria com a Faculdade Atenas”, afirmou Diego.
O Secretário Municipal de Saúde, Thiago Agnelo de Souza Salum disse em seu pronunciamento ser uma honra estar como secretário neste momento especial. “Conto e agradeço com todos, que sem essa equipe a SMS não funcionaria. Agradecer este imenso corpo chamado saúde, e as parcerias com a Câmara, o Ministério Público, a SRS e vamos conhecer a casa”, finalizou.