Um dos espetáculos mais icônicos do sudoeste mineiro, a Paixão de Cristo, em Passos, Minas Gerais, acontecerá nos dias 05 e 07 de abril, às 21h, e no dia 06 de abril, às 21h30’, na Praça Monsenhor Messias Bragança (Praça da Matriz).
Enaltecendo o evento e todos que dele fizeram e fazem parte, direta ou indiretamente, é importante contar também algumas curiosidades acerca desta produção cultural que emociona e une fiéis, artistas e produtores.
Vocês sabem como este espetáculo com história de origem milenar veio para o nosso país? Pois, bem. Vamos lá!
A Paixão de Cristo (Semana Santa) surgiu, no Brasil, como “Paixão de Cristo de Nova Jerusalém” (1951), na Fazenda Nova, Agreste Pernambucano. "Depois de ter lido em uma revista de variedades como os habitantes da cidade de Oberammergau, na Baviera alemã, encenavam a Paixão de Cristo, Mendonça teve a ideia de realizar um evento semelhante durante a Semana Santa a fim de atrair turistas e, assim, movimentar o comércio do lugar" esclareceu a assessoria de imprensa do espetáculo há alguns anos.
Em sua primeira apresentação, a peça contou com a atuação de familiares e amigos do idealizador.
O espetáculo ao ar livre chegou a levar para Pernambuco, em 1972, cerca de 60 mil pessoas, tamanha sua popularidade, principalmente pelas características naturais do vilarejo, dando maior representação dos fatos originais.
Comemorados os seus 50 anos em Passos no ano passado, a Paixão de Cristo é marco histórico-cultural na cidade. A apresentação conta com artistas e produtores culturais talentosos de nosso Município, que fazem desta uma ocasião cada vez mais especial para o público e para todos os envolvidos.
#apaixaodecristo #espetaculo #teatro #arte #cultura #prefeituradepassos #secretariadecultura