31 JAN 2023
PMP e Secretaria de Educação entregam kits escolares no valor de R$5,1 milhões

O Prefeito Diego Oliveira e a Secretária Municipal de Educação, Rosa Maria Beraldo Cardoso entregaram de forma simbólica os kits escolares na manhã desta terça-feira, 31, na Casa da Cultura. O investimento total é de R$5.161.831,25 que foram utilizados para a compra de materiais escolares, tablets e uniformes.
Esta é a primeira vez na história de Passos que alunos da rede pública municipal, desde o maternal 1 (dois anos) até o 9º ano do Ensino Fundamental, recebem estes materiais. Somente para o kit escolar foram investidos R$1.105.848,25, para os tablets a prefeitura pagou R$2.220.625,00 e o investimento para os uniformes foi de R$1.835.358,00.
“Os materiais são de acordo com o ano que a criança está cursando, variando conforme as necessidades da série em curso”, explicou Rosa.
Também receberão materiais os professores sendo uma bolsa tipo nécessaire, uma bolsa para levar os materiais, uma agenda igual a de todos os alunos e notebook para os professores que não receberam o equipamento ano passado.
A reunião contou com a presença dos secretários municipais e dos vereadores: a presidente da Casa Legislativa Aline Gomes Macedo; o vice-presidente e líder do prefeito Maurício Antonio da Silva, o Maurício da Cemig; Alex de Paula Bueno; Dirceu Soares Alves; João Benedito Serapião; Plínio Costa de Andrade; Michael Silveira Reis e Gilmara Oliveira.
A primeira dama e fisioterapeuta Taiene Esper Conde Lemos fez uma surpresa levando os filhos Benício e Alícia e a filha dos servidores Angelita Borges e Rafael Orsolini, a Rafaela com os uniformes que serão utilizados pelas crianças da rede municipal, surpreendendo a todos.
Conforme Diego Oliveira, em seu pronunciamento, muitas famílias de Passos ganham salário mínimo ou depende do Programa Bolsa Família e, somente com este tipo de material teriam que investir algo em torno de R$380 por filho. “Fico imaginando uma mãe com 4 filhos, a diferença que estes uniformes e materiais farão na vida financeira da família. Fico emocionado em poder estar nesta condição de prefeito e poder proporcionar isso que estamos fazendo aqui hoje. Eu era chamado de ‘Menino do Casarão’, não tinha nem calçado para ir para a escola. Se Deus quiser, ano que vem, os vereadores apoiando, afinal não fazemos nada sozinhos, vamos incluir o calçado ao kit escolar”, afirmou, acrescentando que as escolas estaduais estão querendo os kits iguais, mas aí está nas mãos do Zema.
A Presidente da Câmara, Aline Macedo salientou a gratidão e o trabalho da administração municipal fazendo a diferença na vida das pessoas. “Além de Diego e Rosa, quero agradecer a todos os diretores, o pessoal da educação, hoje a gente espera que os pais, as famílias fiquem satisfeitas, sejam atendidas. Este foi um trabalho feito com muito carinho para vocês da melhor forma possível, esperamos que fiquem satisfeitos, esta é uma conquista para nós, esperamos que todos sejam atendidos. A Câmara está sendo aberta para acelerar o projeto, fazer parceiros, estamos juntos nesse momento de alegria e é para vocês, para a cidade, para a população, parabéns Diego”, salientou.

Alex Bueno disse que esta é a primeira vez em três gestões que ele participa de um momento histórico como este. “Sugiro que o Executivo encaminhe para a Câmara um projeto para que esta ação se torne permanente”, pediu.