04 JAN 2023
PMP recebe prêmio de Destaque Nacional do Ministério da Saúde para atenção primária

O Prefeito de Passos, Diego Oliveira e a coordenadora da Atenção Primária do município, a enfermeira Clarissa Carneiro Leão Batista, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, Thiago Agnelo Salum receberam na manhã desta quarta-feira, 04, o prêmio ‘Boas Práticas de Gestão’, do Programa Previne Brasil como Destaque Nacional, do Ministério da Saúde. A cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros é avaliado na atenção primária e isso resulta em impacto financeiro no financiamento federal ao setor de saúde municipal. Passos ficou com a pontuação 9,28, recebendo mensalmente R$71.690,08 para as ações de saúde.
Conforme Clarissa, o prêmio significa que Passos, por meio da Atenção Primária à Saúde atingiu os indicadores de qualidade instituídos pelo Ministério da Saúde, que são qualidade no pré-natal, vacina em menores de 1 ano; atendimento e acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial e diabetes e coleta de material citopatologico do colo uterino na prevenção do câncer de útero.
“A pontuação foi com base nos seguintes índices levantados: 45% das gestantes deverão ser captadas até as 12 semana de gestação e realizar no mínimo 6 consultas de pré natal na atenção primária; 60% das gestantes deverão realizar exames de Sífilis e HIV na atenção primária; 60% das gestantes deverão passar por um atendimento odontológico na APS; 40% das mulheres de 25-64 anos realizam coleta de exame citopatologico na APS; 95% de cobertura vacinal de terceira dose de poliomielite e pentavalente; 50 % de pessoas com hipertensão tem sua pressão arterial aferida e acompanhada; 50 % dos diabéticos tem sua hemoglobina glicada acompanhada; 10 no Indicador Sintético Final (ISF), que aumentou mais de cinco vezes na comparação com o período anterior”, informou Clarissa, acrescentando que a premiação é muito positiva e impacta diretamente no repasse financeiro mensal por meio do Ministério da Saúde no pagamento das metas atingidas”, afirmou.
Entre os municípios de médio porte, o melhor desempenho foi o de Coruripe (AL), com 9,75, seguido de Limoeiro do Norte (CE), Penedo (AL) – ambos com 9,69 – Brejo Santo (CE), que tirou 9,68, e Acaraú (CE), com 9,65. Os cinco primeiros fazem parte da região Nordeste. Os de grande porte são liderados por Coronel Fabriciano (MG), com 9,94, Sobral (CE), 9,28 Passos (MG), Presidente Prudente (SP) - os dois com 9,07 cada - e Muriaé (MG), 8,92.