25 NOV 2022
Novembro foi um mês de festividades!

Nesta semana, os pacientes do CAPS AD foram recebidos no Restaurante Fazendão, onde puderam comemorar os 12 anos do Centro de Atenção Psicossocial, completados no dia 26 de novembro.

Ontem, dia 24 de novembro, é comemorado o Dia Nacional da Redução de Danos. Porém tivemos durante o mês todo, atividades como: palestras, campeonato de truco, articulação com a rede, construção de cartilhas etc.

Redução de Danos (RD) trata-se de um conjunto de ações e estratégias de saúde e cuidado, voltado para diminuir riscos individuais e sociais, podendo ser no uso de substâncias lícitas e ilícitas, focadas em minimizar o risco associado ao uso.

Cada pessoa é única e precisamos respeitar sua subjetividade, espaço, tempo e processo. O principal ponto da RD aqui, é dar autonomia, escuta e acolhimento, não se deve impor abstinência, por exemplo, o correto é entender o que a pessoa deseja e consegue.

Todos os profissionais da área de Saúde devem aplicar estratégias de Redução de Danos em suas atividades diárias de atendimento, praticando o acolhimento, promovendo a vinculação do paciente aos serviços e orientando sobre os danos às situações de risco a que este está sujeito.

Com o lançamento da Política de Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas (PAIUAD) do Ministério da Saúde em 2003, começou-se a ter ações preventivas e de redução de danos, bem como o entrelaçamento destas iniciativas com os serviços do SUS, principalmente com os serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e nos Serviços de Atenção Básica à Saúde, como a Estratégia de Saúde da Família.

A maior parte das ações de redução de danos são de baixo custo, fáceis de implementar e têm um alto impacto na saúde individual e comunitária, assim, é efetivo realizar um projeto de redução de danos, onde há uma maior aderência da população com menos exigências das ações e com metas possíveis de serem realizadas.

Além de que quem trabalha no campo de Redução de Danos, se opõe aos preconceitos que a sociedade tem com pessoas que usam drogas, linguagem do tipo “drogados ” , “ viciados ” ou similares aumentam a marginalização e criam barreiras para que possamos cuidar destas pessoas.

Redução de Danos se opõe aos danos e maus tratos deliberados contra pessoas que usam drogas em nome do controle ou da prevenção de drogas. Ou seja a redução de danos NÃO faz apologia ao uso de substâncias psicoativas, ela faz apologia ao CUIDADO.

O CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial), assiste pessoas com sofrimento ou transtorno mental decorrentes do uso de substâncias psicoativas, e utiliza a Redução de Danos como estratégia para minimizar as consequências de práticas de risco.

O CAPS AD de Passos localiza-se à rua Turquesa, 1874, Bairro Aclimação. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.