24 OUT 2022
PMP e entidades realizam evento Outubro Rosa
A Prefeitura de Passos, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Cultura e Patrimônio Histórico, realizou no último sábado, 22, o evento Outubro Rosa – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama. A iniciativa contou com a parceria do Hospital Regional do Câncer (HRC), da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Unidade Passos, da Faculdade Atenas de Medicina, do Sicoob Saromcred, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de 56 empresas privadas que contribuíram com brindes que foram sorteados durante a manhã na Praça do Rosário.
De acordo com a Fisioterapeuta e primeira dama do município, Taiane Esper Conde Lemos, que ajudou na organização do evento e esteve na companhia do Prefeito Diego Oliveira, a união do poder público e da iniciativa privada é muito importante para a realização de um evento deste porte que reuniu centenas de pessoas em prol de uma causa tão nobre.
“Fico muito feliz em ver todas estas entidades e empresas abraçando um evento como esse. Traz conscientização para a necessidade dos cuidados com a mulher no que diz respeito ao câncer, mostra a desmistificação de que é uma doença terminal em todos os casos, o que não é e apresenta para a sociedade todas as ações neste sentido que as universidades, as empresas e o poder público estão fazendo”, assegurou Taiane.
As atividades realizadas pela Uemg foram com uma equipe na Tenda Nutrição, com a realização da avaliação do índice de massa Corporal (IMC) e educação nutricional utilizando representações quantitativas de sal, gordura e açúcar contidas nos alimentos industrializados. Já na Tenda Enfermagem e Medicina os voluntários estavam fazendo aferição de Pressão Arterial; Controle glicêmico; Orientação sobre o autoexame das mamas/prevenção; distribuição de material educativo e dinâmicas junto à população. E, na Tenda Estética, da Uemg, foram ofertados Cuidados Faciais e Maquiagem. O curso de Educação Física realizou alongamento no início e fim da caminhada que teve início na Juca Stockler nas proximidades do Bloco 1 e final do percurso na Praça do Rosário.
A Faculdade Atenas também realizou diversas atividades, dentre elas, aferição de Pressão Arterial, exame de Glicemia, coleta de Preventivo e Vacinação. Foram disponibilizados também orientações sobre cuidados odontológicos.
O Sicoob Saromcred disponibilizou espaço lúdico para crianças com pula-pula, pipoca e algodão doce. A OAB fez orientações jurídicas para as mulheres. E, o Hospital do Câncer levou várias orientações referentes ao câncer de mama.
A Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico proporcionou shows locais com músicas ao vivo.