26 SET 2022
Prefeito recebe fisioterapeutas que prestaram serviços durante a pandemia

O prefeito Diego Oliveira recebeu na manhã desta segunda-feira, 26, as seis fisioterapeutas que prestaram serviço temporário na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Passos por necessidade contratual por conta da pandemia do novo coronavírus. As profissionais terão seus contratos finalizados no mês de outubro, uma vez que não há mais registros de casos graves de covid-19 no município, que precise da manutenção dos contratos. Porém, as profissionais quiseram falar sobre a importância da manutenção dos cargos, independente de quem são as pessoas, para a saúde da população.
    O prefeito Diego Oliveira recebeu as fisioterapeutas Ariane Martins de Queiroz, Talita Geovana, Larissa Oliveira Neme, Aline Calixto, Isadora Castro e Juliana Santos. Também participou da reunião o vereador e líder do prefeito na Câmara, Maurício Antonio da Silva.
    De acordo com a fisioterapeuta Ariane Martins de Queiroz, a reivindicação para lutar pela manutenção dos cargos não é pessoal, mas sim pela criação dos quadros na rede municipal visando à saúde da população, principalmente aquela atendida na UPA. “O objetivo da reunião foi mostrar a importância do profissional de fisioterapia na Unidade, mostrar o quanto podemos prevenir a piora nos quadros dos pacientes, inclusive óbitos, quanto mais a fisioterapia respiratória agir nos pacientes com falta de ar, melhor para estes pacientes. Precisávamos que alguém nos ouvisse. Viemos mostrar este trabalho e com a reunião com o prefeito Diego Oliveira ficamos muito satisfeitas”, afirmou Ariane em nome de todas.
    As fisioterapeutas explicaram ainda sobre a importância da fisioterapia respiratória na UPA, principalmente quando o serviço ao paciente é prestado via SUS Fácil e que o paciente fica em média 48 horas aguardando vaga para internação na Santa Casa de Passos. “Neste tempo em que está aguardando a vaga este paciente precisa do melhor atendimento possível para que o caso não se agrave”, salientaram.
    Para Maurício da Cemig, a reunião foi positiva. “O prefeito ficou sensibilizado com necessidade do serviço na UPA, agora ele vai conversar com a secretária de Saúde sobre a questão orçamentária para uma possível abertura destas vagas na UPA por meio de processo seletivo. Esta é a única UPA em que consta este tipo de serviço na região e mostrou ser bastante efetivo para a qualidade de vida da população como pessoas com síndromes respiratórias agudas em que são necessários os procedimentos por meio de uma fisioterapeuta e também ressaltar que a unidade tem todos os equipamentos necessários para fazer a respiração destes pacientes. Temos a necessidade, os equipamentos e precisamos dos profissionais especializados, mesmo não sendo um serviço obrigatório, pois se provou eficiente”, disse.
    “Quero deixar o agradecimento da administração municipal e o meu em especial a vocês fisioterapeutas pelo que fizeram durante a pandemia. Deixo as portas do gabinete sempre abertas para recebê-las”, afirmou o prefeito.