22 AGO 2022
Terminal Rodoviário passa por reparos para melhor atender a população

O Terminal Rodoviário 'Antônio Pedro Patti’, de Passos, vem passando por reparos para melhor atender a população. Nos últimos 11 meses o local vem passando por várias mudanças, como pintura de faixas de sinalização de trânsito, troca de lâmpadas para gerar melhor economia, dentro outras ações.
O terminal, que completou 15 anos no último dia 14 de maio, teve a demarcação de sinalização de trânsito refeita para obedecer às leis de trânsito. “Já não se via mais a sinalização em nenhuma parte do terminal. Nós pedimos a melhoria com vistas à maior segurança para quem utiliza a rodoviária, tanto passageiros, quanto trabalhadores que fazem uso do local todos os dias. Foram feitas faixas de pedestres, espaço com cordas e cones para os taxis, tudo nas cores branco e laranja conforme a legislação numa parceria com o departamento de Trânsito”, explicou o Administrador do Terminal, Alex Reis.
Foi feito um serviço de tapa-buraco nas plataformas de embarque e desembarque, foram colocadas lixeiras do lado externo do terminal e também lixeiras coloridas com separação de tipos de lixo. “Estamos com profissionais de limpeza reduzidos, e conseguimos viabilizar a contratação de mais duas auxiliares de limpeza para iniciar em setembro”, informou.
Algumas árvores com espinho plantadas no entorno do terminal e que estavam oferecendo perigo à população foram avaliadas pelo setor ambiental e verificada a sua condenação, sendo retiradas. A Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos realizou a capina e limpeza do entorno.
Toda a iluminação do terminal foi trocada por sistema de LED, gerando economia; automação das lâmpadas dos estacionamentos para que liguem conforme a necessidade; colocação de dois bancos de praça em frente ao ponto de taxi. Também como benfeitoria foi feita uma escada para dar acesso ao estacionamento de clientes, que também recebeu pintura.
Ainda conforme o Administrador, o Posto Policial que estava desativado há muito tempo foi reativado há 9 meses, destinando 20 cadeiras demarcadas para o funcionamento, três computadores e agora a PM atende na Rodoviária das 12h às 20h de segunda a sexta-feira, atendendo uma média de 30 ocorrências diárias da população do entorno da rodoviária. Tem também no terminal a oferta do serviço de Atendimento ao Migrante, que é prestado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedest).
Também foi feita a organização de chegada de ônibus urbano e intermunicipal e interestadual. Os coletivos urbanos agora têm sua parada do lado esquerdo da rodoviária, não entrando pela rua que dá acesso ao terminal, o que facilita o trânsito e diminui o tráfego de pessoas.