19 AGO 2022
PMP realiza sábado social, blitz e roda de conversa  para conscientização da campanha do Agosto Lilás

A Prefeitura Municipal de Passos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedest), realiza junto ao Centro de Referência e Atendimento à Mulher de Passos (Cramp) ‘Rose Marie Muraro’ várias ações dentro do mês que ficou conhecido nacionalmente como ‘Agosto Lilás’, de combate à violência contra as mulheres. No próximo sábado, 20, será realizado o Sábado Social, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santa Luzia, a partir das 8h; na quarta-feira, 24, acontece a blitz educativa às 9h, na Praça Geraldo da Silva Maia, a do Rosário e na quinta-feira, 25 encerra o mês comemorativo com uma Roda de Conversa no Cras Coimbras, às 14h. Desde a criação do Cramp cerca de 350 mulheres vítimas de violência foram atendidas pelo serviço. Apenas neste ano já foram realizados atendimentos de 60 mulheres, com um total de 305 atendimentos psicossociais particularizados até o momento, de acordo com dados registrados.

De acordo com a diretora da Sedest e coordenadora do Cramp, Priscila Viana, a campanha teve início no dia 9 e foram realizadas diversas ações. “O Cramp conta com uma equipe de assistente social, psicóloga, advogado e estagiários para prestar acolhimento, atendimento e acompanhamento multiprofissional às mulheres em situação de violência enquadrada na Lei  11.340/2006 conhecida como ‘Lei Maria da Penha’, que configura violência doméstica e familiar contra a mulher, qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial, a fim de fortalecer sua autoestima e empoderamento, possibilitando que essas se tornem protagonistas de seus próprios direitos”, explicou.

O Cramp foi criado e inaugurado no dia 27 de março de 2018, vinculado à Sedest. Normalmente, o atendimento acontece de segunda-feira à sexta-feira, das 8h as 17h. “E neste mês, especificamente, estamos realizando ações em outros locais também para conscientizar a população da importância pelo fim da violência contra a mulher”, contou Priscila.

Os atendimentos são conduzidos de modo humanizado com escuta qualificada; fornecendo às mulheres informações sobre o funcionamento do serviço; acolhimento e orientações necessárias; atendimento psicossocial e jurídico às mulheres, seja individualmente ou em grupos; encaminhamento para Rede de Serviços de Atendimento e Enfrentamento às mulheres em situação de violência.
    A equipe faz um plano de acompanhamento e monitoramento das mulheres; realiza atendimentos individualizados e atividades grupais com as mulheres acompanhadas e ainda procede ao encerramento e desligamento do serviço quando verificada a superação da situação de violência. “Diante disso, pretende-se conscientizar a mulher sobre as violências vivenciadas e fortalecê-la para o rompimento do ciclo da violência. Aguardamos todos nos próximos eventos de sábado, quarta e quinta-feira”,  convidou a coordenadora.
    A blitz educativa é realizada todos os anos em parceria com a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), da Polícia Militar de Minas Gerais e a Delegacia da Mulher. O objetivo é sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o combate à violência contra a mulher e divulgar os meios de se realizar denúncias.