18 AGO 2022
Mais de 50 catadores de recicláveis participam de reunião do Minas Reciclando Atitudes

A Prefeitura de Passos recebeu na tarde desta quarta-feira, 17, na Casa da Cultura mais de 50 catadores de recicláveis que participaram de uma reunião de apresentação do projeto “Minas Reciclando Atitudes. Repensando o Futuro – 2022”, que tem como objetivo promover a inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis não organizados e fomento aos empreendimentos econômicos solidários e às redes de cooperação atuantes com resíduos sólidos. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Sedese) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedest) e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento (Semab). No final foi servido um café aos participantes.
    A abertura foi feita pelo Secretário de Meio Ambiente, Sebastião Domingos, o Nenem da Manoela que falou sobre a importância da mobilização dos catadores em se profissionalizar para atender às exigências ambientais para a coleta seletiva. “Passos é uma cidade que já vem se destacando em diversas áreas e agora estamos implementando a efetivação em mais bairros da coleta seletiva. Neste projeto em específico a prefeitura de Passos é parceira e tem grande interesse em colaborar com o Meio Ambiente não só da cidade, mas do estado e do país”, afirmou.
    O mobilizador e funcionário da Gustavo Oliveira de Paula empresa Megaquality Brasil (S. Medeiros & Morais Ltda) que já está responsável pelas execuções das atividades previstas no projeto, falou sobre a importância do cadastramento dos catadores para que as ações possam ser realizadas a partir do diagnóstico de quantos são e em quais bairros estão os catadores.
    De acordo com a mobilizadora e catadora, Cleide Maria, a Florzinha, que é membro do projeto em Belo Horizonte, um dos objetivos é o de fortalecer os processos de coleta seletiva nos municípios de abrangência do projeto, oportunizando a melhoria de condições de vida, trabalho, renda e acesso a políticas públicas. “Se não souber quem são e onde estão estes catadores, onde moram, fazer suas documentações e legalizações junto aos órgãos oficiais os catadores só perdem recursos”, explicou.
    Para a realização do projeto foi criado um Comitê Gestor formado por membros de vários órgãos. Da gestão municipal foram indicadas Vanilda Barbosa, da Sedest, na reunião representada pela diretora Priscila Viana; Juliana Cheschini, da Semad. Também são membro do comitê a catadora avulsa Marília Aparecida Silva; a advogada Ana Célia Querino, representando a sociedade civil pela Ordem dos Advogados do Brasil e Regina Lopes de Lima representando os catadores organizados em cooperativa (Coocares) e Wellington Junior coordenador da associação AAção Reciclagem.
    A Sedest, de acordo com Priscila Viana participa com uma representante no comitê gestor de Passos, que juntamente com outros representantes atuam no Projeto da Sedese Minas Reciclando Atitudes. “Através da Sedest, a equipe do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), vem desenvolvendo ações voltadas aos catadores de reciclados e presenciamos a reunião para poder contribuir nas novas ações”, disse Priscila.
    O diretor de Meio Ambiente, Gilson de Oliveira Wenceslau, fechou a reunião agradecendo a presença de todos e salientando a importância do cadastro e da profissionalização dos catadores de recicláveis. “O prefeito Diego Oliveira nos deu esta tarefa de profissionalizar os catadores, sejam eles autônomos ou associados. Passos gera em média 60 toneladas de lixo por dia e temos uma média de 300 catadores, tem material para todo mundo, o que não pode é reciclável ser enterrado, prejudicando o meio ambiente e deixando de ser uma forma de emprego e renda para centenas de pessoas”, finalizou.