07 JUL 2022
Vila São José vai receber rede de esgoto com obras de quase R$2 milhões

Após mais de 65 anos de aprovação da Vila São José como loteamento para chacreamento os moradores padeciam com a falta de rede de esgoto. Nesta quinta-feira, 7, o prefeito Diego Oliveira e o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Esmeraldo Pereira Santos assinaram a ordem de serviço no valor de R$1.985.000,00 sendo que o Saae contribuiu com recursos próprios de R$985 mil. As obras de redes coletoras, estação elevatória e linha de requalque terão início nos próximos 15 dias e tem prazo de entrega de 8 meses. A empresa vencedora da licitação é a C.A. Engenharia, de Belo Horizonte.
    O diretor do Saae disse ser um privilégio assinar a ordem de serviço que é um compromisso de campanha do prefeito Diego Oliveira e que desde o início de sua atuação na autarquia já o cobrava uma solução para a Vila São José.
    “Nesse primeiro momento serão feitas todas as vias principais, e posteriormente as ramificações. A ideia desta administração é que até 2024 possamos atingir até 90% de esgoto coletado e tratado em Passos e atender a legislação que fala que é até 2033”, disse Santos.
    Para o Presidente da Câmara, Alex de Paula Bueno, a assinatura é um momento histórico. “Estou há muito tempo na caminhada política e até então era só falácia, só conversa e agora a gente vem conhecendo o trabalho do prefeito Diego Oliveira, juntamente com o Esmeraldo do Saae e também a Câmara Municipal como parceira de inúmeros projetos e esse também. Reconhecemos o trabalho da administração por levar dignidade, eu sempre digo que isso aqui não é um favor, é obrigação do poder público, fazer as melhorias através dos impostos que nós pagamos, e a Vila São José representa exatamente isso. De poder devolver à comunidade aquilo que nós pagamos através dos impostos”, assegurou.
    O presidente do Poder Legislativo disse ainda que a Câmara havia feito a destinação de recursos para a compra da fábrica de bloquetes e a Vila São José é o primeiro local a ter recebido esse tipo de piso, caso a administração municipal concorde.
    O prefeito cumprimentou a todos os representantes e moradores da Vila São José que estiveram presentes no gabinete. “Sabemos que esta era uma região um pouco esquecida pelas administrações, e agora podem ficar tranqüilos que vamos colocar o bairro na rota do progresso. Levar iluminação de LED para gerar segurança. Começamos pelo saneamento básico e neste tempo já estamos elaborando o projeto para o asfalto junto à Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Urbanos” contou Oliveira.
    A moradora Maria de Fátima Silva Santos, felicitou pela assinatura, disse que quase não acredita no que está acontecendo e ainda assim cobrou o asfalto e os terrenos sujos. O bairro tem mais de 200 residências, com aproximadamente 50% de pessoas que fazem do local sua moradia.
    Para Maria Aparecida da Silva, moradora no Vila São José há 33 anos, este é um fato inédito. “Confesso que nós nem esperávamos mais esta maravilha de saber que teremos rede de esgoto, e agora com a fala de lâmpadas de LED, começamos a pensar em dias bem melhores”, disse.
    O casal Wilson Eustáquio e Maria Aparecida de Andrade a assinatura das obras de esgoto é uma bênção. “Parece até sonho, nós sempre buscamos e já estávamos quase desistindo, afinal, moramos lá há 31 anos e já não estávamos mais enxergando esta possibilidade”, assinalou.
    Estiveram presentes na assinatura os vereadores Maurício Antonio Silva, Francisco Assis Sena Carvalho, Michael Silveira Reis, João Benedito Serapião, Edmilson de Paula Amparado Júnior, Luis Carlos do Souto Júnior, o Dentinho e Plínio Costa de Andrade. Também os secretários de Obras, Clélia Rosa, de Meio Ambiente, Sebastião Domingos, o Nenem da Manoela; de Esportes, Lazer e Juventude, Michela Ribeiro; de Planejamento, Edson Martins; o Chefe de Gabinete, Luiz Alves de Souza Junior.