A Prefeitura de Passos, através da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), realizou na última segunda-feira (30) uma audiência pública para debater com a comunidade a elaboração do anteprojeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para o exercício de 2016. O evento ocorreu no anfiteatro da Casa da Cultura e contou com a presença de representantes de associações de bairros, secretários municipais, funcionários de diversos setores da administração municipal e moradores da zona rural, que apresentaram sugestões para suas comunidades.
A LDO tem como principal finalidade orientar a elaboração do orçamento e debater as metas e prioridades da administração pública para o exercício do ano seguinte, além de estabelecer o equilíbrio entre receitas e despesas. A reunião foi conduzida pelo secretário de Planejamento, Wanilton Chagas Cardoso, que juntamente com a equipe de técnicos da Secretaria de Planejamento acolheu as demandas levadas pela comunidade.
Ainda na audiência, os secretários municipais fizeram um balanço sobre os principais projetos que a administração pretende executar até o final de 2016. As sugestões apresentadas foram incluídas no projeto que será elaborado pela Secretaria de Planejamento e será enviado para a Câmara de Vereadores.
Dentre as prioridades da administração até o final do mandato está a construção do Parque Municipal de Educação, do Centro de Iniciação Esportiva (CIE), pavimentação e recuperação de ruas, o Plano Municipal de Saneamento Básico, a construção da Unidade Básica de Saúde da Vila Betinho, a conclusão do Hospital da Mulher (Centro Viva Vida) e a construção de mais dois centros municipais de educação infantil (Cemeis) na cidade, para atender os moradores do Jardim Canadá e do Bairro São Francisco.
“É muito importante a participação da comunidade em eventos como este, pois é o momento em que a população pode apresentar aos secretários as reivindicações básicas do seu bairro e, assim, encontrarmos as soluções possíveis para os problemas de cada região da cidade”, salientou Wanilton Chagas.
Participaram da reunião os secretários: Dickson Helinton de Castro (Saúde), Pilar Aparecida Lemos Faria (Educação), Sônia Maria de Oliveira (Obras), Aline Gomes Macedo (Assistência Social), Nivaldo Oliveira de Souza, o Chaparral (Agricultura), Gilberto Lopes Cançado, o Betaca (Administração), Angelita Orsoline (Controladoria) e Norival Barbosa (Fazenda). A vereadora Cenira de Fátima Gomes Macedo, a Tia Cenira, foi a única parlamentar presente na audiência.