27 SET 2021
Secretaria de Educação tem projeto de aquisição do prédio da Etep aprovado na Câmara Municipal

Apresentado pela Secretaria Municipal de Educação, o Projeto de Lei n° 048/2021 para aquisição do prédio da Escola Técnica de Passos (Etep) foi aprovado por 6 votos a 5, na Câmara Municipal, nesta segunda-feira, 27. Os vereadores Alex Bueno, Padre Dirceu Soares, Gilmara Oliveira, João Serapião, Maurício Silva e Michel Silveira votaram a favor da proposta. O prédio vai ser utilizado para comportar parte dos alunos da Escola Municipal Professora Francina de Andrade, que atualmente ocupam o Educandário Senhor Bom Jesus Dos Passos. A escola foi interditada no início deste ano para passar pelo processo de restauro.
“Nós temos a oportunidade de adquirir o imóvel, o município tem o recurso para isso”, garantiu o líder do executivo na Câmara, o vereador Maurício Antônio da Silva, “Nós temos uma área que já tem várias salas prontas para receber os alunos  da Francina até que o imóvel passe pelo restauro. Além disso, em anexo a essa área, nós temos um local institucional,pertencente ao município, o que possibilita  tanto a ampliação e  construção de um anfiteatro, quanto a edificação da tão sonhada sede da Secretaria Municipal de Educação.”, afirmou Maurício.
De acordo com a secretária de Educação, Jane Hespanhol, o imóvel será adquirido por 1,3 milhão de reais com recurso próprio. “O Projeto de Lei n°048/2021  encaminhado à Câmara hoje prevê a compra do imóvel por 1,3 milhão de reais, sendo esse valor avaliado pela comissão da Secretaria de Educação'', explica Jane “De maneira nenhuma, esse gasto pode afetar os investimentos na nossa pasta,  pois as verbas da educação já estão planejadas. O valor para aquisição do imóvel é de recurso próprio, de gasto obrigatório, que não foi usado em obras em 2021. Além disso, os valores para despesas específicas já estão separados, como é o caso dos recursos para a informatização do trabalho na educação, para compra de material escolar para os alunos, inclusive para os próximos anos”, garantiu a secretária de educação.
São mais de 900 alunos da Escola Municipal Francina de Andrade que estarão retornando para o ensino presencial no próximo semestre letivo e que precisarão de espaço extra. Para o membro da Associação de Pais e Mestres da escola, Cleser Pablo Amorim, o maior benefício do novo prédio é a segurança. “Nós prezamos muito pela segurança dos alunos, então a gente verifica que é bem fechado e isso é particularmente positivo, mas esse é o paliativo que precisamos, enquanto a Francina passa pela reforma”, conclui Amorim.